segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

ESQUECER O PASSADO É QUERER SOFRER NOVAMENTE

 


 

Mário Querino 22/01/2024

Não queria regressar

Ao meu passado,

Mas sempre está

Tudo ao meu lado,

 

Ainda que eu faça

O que São Paulo

Disse, minha graça

Para todos eu falo:

 

“Esquecendo-me

Das coisas que para

Trás ficam e avançando

Para as que diante

 

De mim estão, prossigo

Para o alvo, para

O prêmio da soberana

Vocação de Deus

 

Em Cristo Jesus.” Mas     

Como eu poderei

Me esquecer do meu

Passado, eu amei

 

E sinto saudade sim

Das coisas que a vida

Me ofereceu na boa,

E somente D. Marisa

 

Realizou os sonhos

Que tive no passado?

Ora, esquecer a vida

Que deixou baleado

 

Um cara romântico,

Apaixonado e sensível,

Francamente, eu

Até acho impossível,

 

Porém, a minha mãe

Dizia: “O pão comido

É esquecido.” E como

Esquecer, se fui ferido

 

No corpo, na alma,

No espírito e coração?

Esquecer, eu acho

Até impossível, não

 

Esquecerei neste Orbe

Intitulado Terra,

Sobretudo no meu

Amado pé de serra

 

Titulado Bananeiras,

Onde eu nasci, cresci

E não me esquecerei

De nada que sofri

 

A procura do amor

Que o meu coração  

Se identificasse aqui

No meu bom sertão.

 

Por isso as pancadas

Que o corpo ganhou,

A alma sentiu calada

E o espírito gritou:

 

“Só vou com Deus!”

Meu coração não vai

Se esquecer e deixar

Quieto, se deixar sai

 

Do sentido, e tudo

Voltará novamente.

Seria bom me lançar

Sem isso na mente,

 

Mas se isso incidir,

Votarei ao ambiente  

Que um dia apanhei

E fiquei um demente,

 

Então, quem apanha

Duas vezes no mesmo

Beco, é besta, e por

Ser louco, tenho medo

 

De sofrer duas vezes

No mesmo espaço.

Então, se lembrar é

O melhor que eu faço.

 

Porque enquanto eu

Estiver me lembrando,

Jamais deixarei este

Meu cantinho baiano

 

Aventurando coisas  

Que eu nunca na vida

Vou encontrar não,

Longe de D. Marisa.

 

Mesmo que a alma

E o espírito queiram ir,

Meu corpo e coração

Ficarão sim, por aqui.

 

Pois longe da Mulher

Que cuida desse cara,

Romântico, apaixonado

E terno, está na cara,

 

Vou comer o pão que

O Diabo amassa sim,

Pois pássaro que voa

Longe do ninho, o fim

 

Pode ser muito triste.

Ora, é melhor o prato

De verdura com amor

Do que o bom churrasco

 

Onde há ira ou rancor.

Então, querer voltar

Ao passado é ser sim,

Besta ou não lembrar

 

De tudo que já passou.

Por isso eu não sou

Capaz de obedecer

O que São Paulo falou,

 

Eu vou trazer as coisas

Do passado na mente,

Para sentir aquela dor

E não ir novamente.

 

Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...