domingo, 25 de setembro de 2011

A QUEIXA DO DISTRITO DE BANANEIRAS

Distrito de Bananeiras - Terra natal do Poeta Mário Querino 


Hoje o Distrito de Bananeiras
Fez-me uma grande queixa,
Que passa a vida inteira
E nenhum Gestor lhe deixa


Bonito, alegre e contente.
A sua estrada está mau,
Há muitas obras carentes
De uma reforma essencial,


A rede elétrica está cheia
De samambaia e faz medo
Ao meu viver e a vida alheia,
Os fios estão baixos, de peso.


Uns deles até já quebraram
Causando grande perigo,
Realmente consertaram,
Porém, somente os partidos.


A fiação de minha casa
Já existem duas emendas,
Já foi duas vezes quebrada,
Vocês agora entendam


O meu Distrito de Bananeiras,
Que é o mais idoso da região
E vive assim a vida inteira
Nesta precária situação.


Agora não estou mentindo,
Todo mundo pode perceber
Que a dor eu estou sentindo
E nada eu posso agora fazer.


Atualmente a estrada está
Aparentemente muito boa,
Mas a poeira pode deixar
Irritas e doentes as pessoas.


E quando vier a nossa chuva
Nem animal trafegará bem,
Será um Deus me acuda.
Há professores que não vêm


Cumprir as suas obrigações,
E quem estuda lá fora,
Perde até as suas lições,
Pois o ônibus sempre atola


E fica no meio do tempo,
Numa ladeira de 30 metros,
Quer dizer de comprimento,
Não é alta, é falta de projeto.


Meu Distrito de Bananeiras,
Realmente tem muita razão
De se queixar a vida inteira
Pelo descaso destes irmãos.


Bananeiras não merecia
Ser assim tão esquecida,
Bananeiras vive a poesia
E deveria ser reconhecida.


Bananeiras já é bem vista
Por caros norte-americanos,
Os amigos alemães visitam
A foto do cantinho baiano,


Os ternos africanos têm prazer
De contemplar Bananeiras,
Os russos começam a ver
E se alegram a vida inteira,


Os indianos amam a fotografia
Deste meu pobre Distrito,
Portugueses vêem com alegria,
Os ingleses observam tudo isso


E têm o seu grande prazer,
Os argentinos muito admiram
E já pararam para enaltecer,
E os bolivianos nos inspiram.


Só meus conterrâneos acham
Que o Distrito de Bananeiras,
Deve viver assim sem graça
E precário uma vida inteira.


Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM ACHA QUE CRISTÃO NÃO SOFRE, ESTÁ ENGANADO

    Mário Querino 10/05/2024 A vida traz surpresa E deixa atordoado Aquele que não é Na Terra preparado   Para encarar o vive...