quarta-feira, 29 de março de 2023

POR QUE A ÍNDOLE DOS ADOLESCENTES ESTÁ VIOLENTA? PORQUE É UMA GERAÇÃO QUE NÃO PODE “TRABALHAR” (E QUEM NÃO TRABALHA, FAZ BESTEIRAS)

 


 

Mário Querino 29/03/2023

Porque adolescentes

Batem em Professor

E chacina colegas sim

Na cidade e interior?

 

Vivi a minha infância

Comendo o que meus

Pais colocavam sim

Na mesa, e nada eu

 

Reclamava ao comer.

Sempre eu respeitei

Meu pai e minha mãe,

E sempre considerei

 

Pessoas mais velhas.

Só depois dos meus

16 anos de idade, que

Surgiu televisão e eu

 

Em casa assistia só 1

Canal, também ruim,

Pois não pegava bem

Para satisfazer a mim.  

 

Quando eu ia à Escola,

Antes mesmo da aula,

A gente por obrigação

Cantava dentro da sala

 

O Hino Nacional com

Amor e muito respeito

Para com a nossa Pátria,

É claro, bem satisfeito

 

Eu assistia às aulas sim.

Pois para mim era tudo

Em que deveria focar,

Por dar valor ao estudo.

 

Ora, eu sempre bibi

Água deste Rio Aipim,

Essa “água mineral”

Não existia para mim.

 

Meus pais, que tinham

11 filhos, não podiam

Comprar calçados não,

Como a gente queria.

 

Então, compravam sim,

Kichute, conga, sandália

Cariri e até havaianas,

Contudo, era coisa rara.

 

Não tinha celular assim

Como meu neto tem,

Não tinha computador

Como já tenho também.

 

Mas agora, eu cônscio

Estou e somente uso

Para eu fazer o melhor,

E jamais deles abuso.

 

Ora, desde aos 7 anos

De idade que eu ralo

E até aqui, nunca morri,

Nem em morrer falo.

 

Agora, por crescer sim

Trabalhando, eu ajudo

A Mulher, D. Marisa  

Nos afazeres. Ora, tudo

 

Que fazia na infância,

Agora me traz vontade

De continuar a fazer

Mas não dá, pela idade.

 

Eu nunca fui bom não,

Para tirar nota boa lá

Na Escola, só aprendia,

Mas na hora de avaliar

 

O meu conhecimento,

Parece que eu ficava

Nervoso e obviamente

Um branco me dava.

 

Pois eu sou complexo,

Não sou de apresentar

Uma matéria de outro,

Mas sim, sou de criar.

 

Meu pai me reclamou

Porque eu fiquei sim

De castigo na Escola,

Eu lia tintim por tintim

 

A Bíblia no intervalo

E eu lendo entretido,

Não vi a Professora

Entrar, e tive castigo.

 

Quando eu brigava

Com os meus irmãos,

Meu pai me pegava

E batia com cinturão.

 

Por isso eu tinha sim,

Medo de brigar fora

De casa, mormente,

Na minha boa Escola,

 

Onde aprendi a ler

E a escrever também,

A ponto de ser agora

Este Poeta que vem

 

Fazendo histórias sim

Para alegrar o povo

E mostrar um estilo

Diferente e novo.

 

Eu nunca tive frescura,

Sempre fui disciplinado

E vivi respeitando sim

Este povo tão amado,

 

Porém, com progênie

Que deixa a desejar.

E agora está implexo

Nosso viver neste lugar

 

Titulado Planeta Terra

Onde eu nasci, cresci

Sem nunca ter visto

Isso que já vejo aqui.

 

Então, oro pelos que

Ainda almejam ser

Pessoas do bem aqui

E esperam bom viver.


Mário Querino - Poeta de Deus 

 

“As pessoas boas merecem nosso amor. As pessoas ruins precisam dele.” (Santa Teresa de Calcutá)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...