segunda-feira, 19 de agosto de 2019

O ALONGAR-SE DA VIDA ESTÁ NA SUA MÃO DIREITA, NA SUA ESQUERDA, RIQUEZAS E HONRA. (PV 3.16) QUEM É SÁBIO, DISTO DEVE SABER

Poeta Mário Querino 19/08/2019



Ontem, me deitei sim,
Já depois da 0 hora,
Logo no sono peguei,
Me acordei na aurora


E gente conversando
Na rua de Bananeiras,
Pois iria para a cidade
Participar duma feira.


É óbvio, hoje é um dia
De feira mais perto.
Por isso o povo ficou
Agitado falando direto.


Mas eu só quero dizer
Que nesta madrugada,
Eu sonhei assim,
Quando o sono estava


Me acalmando bem:
Numa cidadezinha
Havia um cara pobre
E ninguém dali tinha


Amor por ele, por ser
Um mendigo do lugar.
E isso fazia vergonha
A quem passava por lá,


Claro, por onde vivia
O mendigo na calçada.
Daí então uma pessoa
Exibiu a sua caçoada


Pra ultrajar o mendigo:
“Cara, se levanta daí,
Vai trabalhar, ó cara,
Agora, fica sentado aí


Só nos envergonhando.”
O cara vivia ultrajando
A vida do mendigo,
Que já ficava juntando


Muita gente ao redor.
Daí o mendigo sendo
Humilhado, falou sim
A verdade, recebendo


Do Espírito do Senhor,
Uma orientação assim:
“Irmão, não se atente,
Deus vai dar para mim


Uma casa boa e nova
Com um carro novo
Dentro da garagem.”
 Deu gargalhada o povo:

“Kkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Nesse momento ia
Vindo um fazendeiro,
E também com ironia


Tirou uma da cara sim,
Do mendigo, dizendo:
“Cara, se você alcançar
O que está querendo,


Sem roubar, te darei
Uma das fazendas
Que eu aqui possuo.
Porém, você entenda,


Se você não roubar.”
O mendigo falou:
“Antes de 6 meses,
Com a fé no Senhor,


Terei a casa e o carro.”
O fazendeiro jurou
O seu bom desafio:
“Uma fazenda eu vou


Dar a você se obter
Tudo isso, sem roubar.”
Daí o mendigo pediu
Para ele então assinar


Um documento sim,
Garantindo a palavra.
Quando o fazendeiro
Foi, o povo deu risada


Do mendigo também.
Daí então o mendigo
Olhou para o Céu
E assim foi pedindo:


“Senhor, é a chance
De eu mudar de vida,
Dá-me uma sabedoria
E ideias mais precisas


Para eu encarar sim,
O repto do fazendeiro,
Sem eu roubar casa,
Carro nem dinheiro.


Daí o intelecto seu
Teve uma ideia boa,
Mandou ele procurar
A família, e a pessoa


Que pudesse lhe doar
A casa de brinquedo
Do filho, e um carro
Plástico, em segredo.


Então o parente disse:
“Para que você quer?”
O mendigo respondeu:
“É uma questão de fé,


Ora, com estas peças,
Vou melhorar sim
Toda a minha família,
E viveremos até o fim


Felizes, é um segredo.”
Daí o mendigo levou
Essa casa e esse carro
E na calçada botou.


É claro, todo mundo
Que passava ali, ria
Do mendigo, caçoava,
E ele só esperava o dia


Do fazendeiro passar.
Por fim, o fazendeiro
Apareceu e observou
Isso o tempo inteiro,


E meneando a cabeça
Disse bem baixinho:
“Esse cara é louco,
Pra que casa e carrinho


Nesta calçada da rua?”
O mendigo ouviu
E lhe olhou contente,
Depois pra ele riu.


Mas o fazendeiro quis
Do mendigo caçoar
Dizendo: “Ficou louco?
Pra que trouxe pra cá


Essa casa e carrinho?”
O mendigo declarou:
“Pra ganhar a fazenda
Que Deus determinou


Eu já ganhar hoje sim,
Das mãos do senhor.”
O fazendeiro rebateu:
“Você é louco? Eu vou


Cair nesse laço de um
Pra nada, ó cara?”
O mendigo calmo disse:
“A Justiça quem declara


A razão de quem tem.
Tenho um documento
Assinado pelo senhor
E assistes desse tempo


Em que o senhor quis
Me desafiar na calçada,
Quando eu não tinha
Nesta vida quase nada.


Mas Deus dá sabedoria
Aos humildes assim,
Como já me deu agora,
Não falei, e nem a mim


O senhor perguntou
Nada sobre essa casa
E nem do carro novo.
Agora, a nossa causa


Vai sim para a Justiça.
Se esse nosso Juiz for
Sabido e inteligente,
Eu auferirei do senhor


A fazenda, sem roubar.
Mas com a Sabedoria
Que na calçada da rua
Deus me deu neste dia.”


Então, não é preciso
A pessoa roubar algo
De alguém ou de órgão
Público e ficar enricado.


Basta usar a Sabedoria
Que o rei Salomão
Usou. Daí é só fazer
Tudo com satisfação,


Que se tornará sim
A pessoa mais rica,
Sem precisar fugir
Com medo da Justiça.


Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...