sábado, 16 de março de 2024

QUAL MAIOR BURRICE DE UM PROFISSIONAL? É TER RAIVA DA FERRAMENTA E DO MATERIAL

 


 

Mário Querino 16/03/2024

Ora, alguém inquiriu:

“Qual maior burrada

De um profissional

Ter num setor raiva

 

Da ferramenta sim,

E ainda do material

Que usa na empresa

Pra faz algo especial?”

 

Ora, o que objetar?

Na minha intuição,

Somente isso agora:

É falta sim, de noção

 

Um profissional ter

Raiva da ferramenta

Que não tem vida

E nem no mal pensa.

 

Ter raiva do material

É uma grande burrice,

Pois se ele machucar,

Esse descuido existe

 

É sim no profissional,

E não, nos objetos,

Que não têm vida,

E quem chega perto

 

Não é não, o material,

E sim, quem trabalha.

Ora, é sim, o obreiro

Quem comete a falha.

 

Como sendo pedreiro,

Terei raiva da colher,

Do prumo, da trena,

Do nível e do que é

 

Necessário pra mim

Usar na construção?

O que fazem comigo?

Não é falta de noção,

 

Eu sentir raiva disso

No setor da firma?

O que faz o andaime

De mal à minha vida?

 

Ora, o que faz de mal

O ferro, massa, bloco

E tudo o que a gente

Usa na obra? Posso

 

Afirmar que é burrice

De um profissional

Ficar com raiva disso

Tudo, porque o mal

 

Vem não por causa

De nada disso não,

Mas por causa sim,

Da falta de atenção

 

De quem trabalha

E tem vida, noção,

Inteligência, saber,

E uma boa visão.

 

Pois se eu tropeçar

No bloco, na tábua,

No ferro, eu posso

Ter deles essa raiva,

 

Se eu deixei à-toa?

Então, eu ter raiva

Sim, da ferramenta

E material é burrada.

 

Pois eles não podem

Fazer nada comigo,

Se eu não usá-los.

Então, meu amigo,

 

A ignorância é sua,

Essa falta de noção

É sua também,

Por isso meu irmão,

 

A maior burrada

Não é da ferramenta

Nem do material,

É de quem pensa

 

E pode evitar o mal.

Porém, se trabalha

Ao lado da preguiça,

Incide essa falha.

 

Alguém pode indagar:

“E quem pode evitar

Um acidente no setor

De trabalho? Aí está,

 

Cabendo segurança,

Pois eu não vou não,

Subir numa escada

Sem haver condição

 

De aguentar o peso

Que tenho na Terra,

Sobretudo no meu

Amado pé de serra.

 

Em verdade, quem

Não tem vida jamais

Falha, a falha é sim,

De quem usa. Se faz

 

Falsificado, isso pode

Causar um acidente.

Agora, eu pergunto

Para essa boa gente:

 

Qual segurança tem

Um carro puxando

100 km por hora

Num espaço baiano?

 

Caso haja acidente,

O carro é culpado?

Claro que não! Então,

A falta de cuidado

 

Foi do Motorista,

E não do carro que

Não tem aforismo

Para fazer temer.

 

Por isso eu afirmo

Que é uma burrice

Um profissional ter

Ira. Ora, não existe

 

Nenhuma sabedoria,

Nenhuma inteligência,

Que confirme razão

Para quem pensa

 

E tem raiva de algo

Que não tem vida.

Não quer ser ferido?

Siga a sua boa lida

 

Sem a tal preguiça,

Deixando o espaço

Limpo e bem seguro,

É isso que eu faço,

 

E graças ao Senhor,

Que até aqui eu não

Sofri acidente grave,

Pois, nem o patrão

 

Obriga-me eu subir

Em escada podre,

Porque me pagar

Ele sempre pôde,

 

Porém me dar vida,

Ele nunca poderá.

Nesse caso, é melhor

A empresa eu deixar.

 

Ora, eu seria burro,

Se subisse na escada

Podre, e depois

Eu dela sentir raiva.

 

Mário Querino – Poeta de Deus   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ELA ME APAIXONOU

    Mário Querino 27/04/2024 Alguém encontrou Um Poeta e pediu Que ele fizesse sim Aqui no meu Brasil   Uma canção bem Apai...