sexta-feira, 6 de setembro de 2024

NÃO FAÇA O BEM SÓ ESPERANDO A RECOMPENSA, POIS A TENDÊNCIA É SE DEPARAR COM A INGRATIDÃO


 

Igreja Católica do Distrito de Bananeiras 06/09/2024

Quanto mais a gente

Busca fazer o melhor,

Parece que a coisa

Caminha para o pior.

 

Como assim, ó Poeta?

Ora, quando a gente

Começa a caminhar

Juntos, acha diferente

 

O procedimento sim,

Que acaba ficando

Frustrado num canto,

No cantinho baiano.

 

Então, acho melhor

Ficar assim isolado,

Na paz, ainda que eu

Viva menosprezado

 

Ou sem mais almejo

De participar de algo

Que fui sim, influente

No tempo passado.

 

Ora, pode ser loucura,

E pode ser também

Uma forma de viver

Mais ligado ao bem

 

Que o nosso coração

Pensa e envia ditoso

Algo pra nossa mente

Que é visto pelo povo.

 

Então, onde tem vida

Que não se controla,

A melhor coisa é sim,

A gente ficar de fora.

 

Pois o que os olhos

Não veem o coração

Não deseja. Por isso

Eu tenho sim, razão

 

De ficar no Planeta

Cada dia mais longe

De algo que faz mal,

E quando se esconde

 

De algo desagradável,

A gente se livra sim,

Com muita precisão

De coisa que é ruim.

 

Ora, você pode até

Perquirir desse jeito:

“Mas na Terra não há

Ninguém perfeito,

 

E por que você quer

Ser assim diferente?”

Ora, o que eu devo

Objetar a essa gente?

 

Simplesmente só isso:

Em verdade, não tem

Ninguém perfeito

E que faça só o bem,

 

Todavia, no Planeta

Intitulado Terra,

Mormente no meu

Amado pé de serra

 

Onde eu nasci, cresci

E ainda estou vivo,

Dá para viver melhor

Entre o povo amigo,

 

Povo que faz coisas

Erradas, mas traz sim,

Algo no seu coração

Que acarinha a mim,

 

Ainda eu sendo aqui

Uma pessoa afastada.

O meu pensamento

Nesta terrinha amada

 

É votado para Deus.

Por isso é implexo

Eu viver em espaço

Sem os olhos abertos,

 

Pois quem fecha sim,

Os olhos pra não ver

O mal que incide, faz

A sua alma perecer,

 

Achando que está  

Fazendo algo certo.

Por isso eu me sinto

Um cara complexo.

 

Mas é uma escolha

Que já fiz nesta vida,

Não serei virado por

Amigos nem amigas.

 

Por mais amor que

Eu tenha por alguém,

Meu procedimento

Será assim também.

 

Ora, não quer aceitar

O meu jeito de ser?

Você tem toda razão,

Não é obrigado viver

 

Assim como eu vivo.

Quando Deus me fez,

Disse que eu era sim,

Único entre vocês.

 

Ora, se eu hoje fizer

Um documento que,

Use a minha digital,

Jamais vai aparecer

 

Outra pessoa igual

A mim. E por que

Eu vou querer andar

Como já anda você?

 

Ora, todos têm sim,

O direito de escolha,

Então, não sou não,

Forçado ficar na bolha

 

Onde já está você,

Também não obrigo

Ninguém a ficar

Numa bolha comigo.

 

Meu procedimento
É votado para Deus,

Por isso ninguém vai

Mudar o jeito meu.

 

Ora, eu nasci sozinho

E vou morrer só aqui.

A D. Marisa me ama,

Mas será que quer ir

 

Virar Pó ao meu lado?

Tem alguma suspeita?

Pergunte pra ela isso,

E verá se ela aceita

 

Essa ótima sugestão.

Por que ela dirá algo

Negativo contra mim?

Por não ser obrigado

 

Ninguém morrer não,

Pra provar seu amor.

Pois quando Deus nos

Fez, não determinou

 

Pra ninguém morrer

Por ninguém, por ser

Individual, e a Morte

Não traz não, prazer.

 

Por isso eu fico aqui

Afastado do povo,

Mas não deixo não,

De ter o maravilhoso

 

Encontro com gente

Que eu mais carecer

De ajuda ou precisar

De mim para eu fazer

 

Algum benefício sim.

Então, eu já vejo isso

Neste meu apreciado

E bondoso Distrito

 

Que, quanto mais é

Votado no bem, mais

A coisa caminha para

O que não satisfaz

 

Não, o corpo, a alma

E o espírito. Mesmo

Assim, eu sigo a trilha

Que não faz medo,

 

Mas dá expectativa

De uma Dimensão

Bem melhor que esta

Intitulada Chão.  

 

Porque o corpo será

Triturado pela Terra,

Sobretudo pelo meu

Amado pé de serra

 

Titulado Bananeiras

Onde eu nasci, cresci

E triturado vou ser

Quando eu partir

 

Dentro de um caixão,

Porém, a minha alma

Viva acompanhará

Com prazer e calma.

 

Por isso eu não quero

Choro nem lamentos,

Quando eu descansar,

Pois chegou o tempo

 

De o corpo ser moído

E virar Pó como outros

Que foram triturados.

Que assunto louco!

 

Mas é realidade sim.

Não acredita nisso?

Passará por isso ainda,

Ainda que seja rico

 

E tenha o maior poder

Sobre tudo na Terra,

E não é diferente aqui

No meu pé de serra.

 

Mário Querino – Poeta de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM VIVE DESIGREJADO É CRISTÃO?

  Templo Católico do Distrito de Bananeiras - Pindobaçu - Bahia - BR   21/09/2024 Alguém assim inquiriu: “Posso ser um cristão, Sem ne...