quarta-feira, 4 de setembro de 2024

PARA TUDO HÁ TEMPO, CONVERSA FORA DE TEMPO É PREJUÍZO

 


 

Mário Querino 04/09/2024

Ora, alguém inquiriu:

“Por que não conversa

Quando trabalhando  

Está? Assim não presta.”

 

Ora, o que eu respondi?

Simplesmente só isso:

No Setor de trabalho,

O meu compromisso

 

É para com o trabalho.

Se eu fosse Professor

Atuante na Empresa,

Conversaria. Já estou

 

Certo que, devo atuar

Dando a produção

Já exigida com direito

Do meu bom patrão.

 

Se eu for contratado

Pra auferir mais de 100

Reais por dia, e se eu

Conversar com quem

 

Chegar, roubarei sim,

O meu bom patrão,

E isso é contra a mim,

Que eu aceite ou não.

 

Imagina: Um figurante

No primeiro horário,

Chegar e ficar minutos

Sim, ali desnecessários

 

Falando sobre algo

Que não tenha nada

A ver com o trabalho,

Isso é coisa errada

 

E um grande prejuízo

Para a sua Empresa,

Que precisa lucrar

Para pagar a despesa,

 

Sobretudo o salário

Dos servidores sim,

Que deveriam ter aqui

Consciência até o fim.

 

Ora, se aparecer ali

No segundo horário

Outro figurante é

Dano desnecessário.

 

Hoje, eu te pergunto:

Se você contratar

Um profissional para

Em sua casa trabalhar,

 

Você o aceitaria ficar

Horas conversando  

Com algum figurante

Que está observando

 

A sua obra que cabe

Um investimento

Caríssimo? Claro que

Não, pois seu tempo

 

À-toa não será não

Descontado na folha

De pagamento. Ora,

Você fez sua escolha

 

Com muita vontade

De ralar e ganhar

Também o dinheiro.

Então não deve ficar

 

Perdendo tempo

Conversando com

Figurante que não

Tem o devido dom  

 

Do discernimento.

Pois quem tem sim,

Esse abissal dom,

Tintim por tintim

 

Já sabe o momento

De ficar dialogando

Com a pessoa ideal,

Porque trabalhando,

 

Acho fora da hora

E é perda de grana

Para o bom patrão

Que toda semana

 

Paga a sua diária

Com o devido valor

Certo no contrato,

Então, caro servidor,

 

Não perca tempo  

No Setor do labor.

Assim, te elogiará

O seu bom senhor.

 

Conversando traz

Ao patrão prejuízo,

Pois ele quer lucro

Pra pagar ao amigo

 

Que presta serviço.

Porém, um tempo

De conversa à-toa,

Causa um lamento

 

Da parte do patrão

Que quer um labor

Feito sem preguiça,

Mas com paz e amor.

 

Mário Querino – Poeta de Deus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM VIVE DESIGREJADO É CRISTÃO?

  Templo Católico do Distrito de Bananeiras - Pindobaçu - Bahia - BR   21/09/2024 Alguém assim inquiriu: “Posso ser um cristão, Sem ne...