segunda-feira, 17 de junho de 2024

NÃO CULPE OS BICHOS BRUTOS, SE O MAL É CAUSADO POR SER HUMANO

 


 

Mário Querino 17/06/2024

Hoje, eu analisando

Os festejos ocorridos

No cantinho baiano,

Fico compreendido

 

De quase tudo sim,

Porque eu sentindo

Tintim por tintim

O grande frio vindo

 

A ponto de trazer

A doença intitulada

Gripe, e já posso ver

As vidas acamadas

 

Neste mês de junho,

Mês de muitas festas,

É de próprio punho,

Redijo como Poeta:

 

Já sentindo no corpo

Essa grande frieza,

Não terá bom gosto

Essa nossa natureza,

 

Pois um corpo para

Aguentar todo dia

E toda noite, raras

Eras de noites frias,

 

Que só acontecem

No mês de junho isso,

Animal não merece

Ter culpa. Pois visto

 

Que as doenças vêm

E Cientista acha que

É causada também

Através de outro ser

 

Que não tem nada

A ver com as festas

De gente debilitada.

Ora, pensa o Poeta:

 

“Um corpo para ter

Resistência ao frio,

Natural e receber

As bebidas sem brio,

 

Não é para suportar.

Daí pega essa Gripe

Começa a contagiar

Gente, que já disse:

 

‘Eu não fui às festas,

E por que fiquei sim,

Doente com esta

Gripe forte e ruim?’

 

Ora, a pessoa não foi,

Mas alguém próximo

Participou e depois

Trouxe esse negócio.

 

Daí Cientista não vê

Que os vírus estão

Voando com poder

De fazer destruição

 

No corpo humano,

Que não foi feito

Para viver ficando

Assim desse jeito.

 

Como as pessoas  

Não adotam o mal

Que fazem na boa,

Culpam um animal

 

Que não tem nada

A ver no Orbe Terra,

Mormente aqui

No meu pé de serra

 

Titulado Bananeiras,

Onde nasci, cresci

E nesta vida inteira

De mãe Dedé ouvi:

 

‘Gripe é sim, doença

De rico.’ Porém, eu

Na minha inocência,

Pensava: meu Deus,

 

Por que a Gripe só

É doença de rico?

Contudo, o melhor

Não era não, dito.

 

Por isso eu trazia  

A dúvida em mim,

Mas um bom dia,

Pensei bem assim:

 

Se Gripe é causada

Por causa do gelo,

Uma cerveja gelada

Traz esse pesadelo.

 

E nessa época que

Eu era jovem só

Quem podia beber

Uma bebida melhor,

 

Mormente cerveja,

Era intitulado rico,

Na terra sertaneja

Sobretudo no Distrito

 

De Bananeiras, lugar

Onde nasci, cresci

E não podia tomar

Cerveja. Mas aqui,

 

Às vezes me gripo,

Porém, nunca vou

Dizer que o bicho

Bruto é o causador.

 

Quem já viu animal

Perdendo horas sim,

Num grande festival,

E tintim por tintim

 

Já tomando bebidas

Geradas e chuva

A noite? Ó Amigas

E amigos, sem dúvida,

 

Os animais não são

Os culpados de vírus

Contagiarem irmãos

Usando isso e aquilo.

 

Quer ter um corpo

Saudável na Terra,

Sobretudo no meu

Amado pé de serra,

 

Viva longe de festa

Fora de hora sim,

Pois o corpo nesta

Era se acha ruim.

 

Alguém pode dizer:

‘Você não foi não,

E gripou por quê?’

Meu terno irmão,

 

Eu não fui nem vou,

Mas a D. Marisa foi

E tudo contemplou,

E ela chegou depois,

 

Com uma tosse pior.

Então, até aqui eu

Estou bem melhor,

E dou glorias a Deus.   

 

Alguém pode sim,

Indagar: ‘Você é

Um cara muito ruim,

Pois a sua Mulher

 

Está assim, com essa

Tosse e você dando

Glória a Deus, Poeta,

No cantinho baiano?’

 

Ora, foi escolha dela,

E eu não devo sofrer

Um mal que ela

Buscou com prazer.”

 

Mário Querino – Poeta de Deus        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUAL AMOR QUE É MAIS PROFUNDO? O CONJUGAL, O MATERNAL OU PATERNAL? (QUEM AMA JAMAIS SE SEPARA)

    Mário Querino & D. Marisa 28/09/2027 Ora, se a gente for Analisar bem a vida Conjugal na Terra, A pessoa mais amiga   ...