sexta-feira, 7 de junho de 2024

PARA QUE SERVE A FILA? PARA CONTROLAR O TEMPO E FACILITAR O TRABALHO

 


 

Mário Querino 07/06/2024

Ora, uma senhora foi

Fazer algo na cidade,

Pois morava na roça,

E por necessidade

 

Foi se consultar sim,

Pra viver bem melhor

No Planeta Terra.

Daí ficou ali na pior,

 

Quer dizer, com dor

No seu velho corpo.

Mas nada mostrava

Não, para os outros

 

Que estavam na fila.

Daí a recepcionista

Chega sim, sem riso

E atendendo já fica.

 

Quando chegou sim,

A vez da senhora, ela

Falou: “Sou a quinta!”

Pela pequena janela,

 

A recepcionista disse:

“Não, o quinto não é

O fulano?” Ora, falou

A senhora com fé:

 

“Não sei!” Se tiver

Outro quinto na fila

Ele será o segundo.”

E ficou ali tranquila

 

Esperando a sua vez.

Como a recepcionista

Ficou parada, o cara

Envergonhado fica

 

E falou firme assim:

“Quando eu cheguei

Essa senhora aqui,

Em verdade, já achei.”

 

Ora, o cara era amigo

Da recepcionista sim.

Por isso ela queria

Tintim por tintim

 

Favorecer seu amigo.

Ora, não devemos

Favorecer a ninguém

Quando nós fazemos

 

Um trabalho para

Todos, e decreta fila.

Por isso as pessoas

Ficam ali tranquilas.

 

Por que já estão sim,

Cônscias de sua vez.

Ora, deve sim, existir

Exceção. Pois, talvez,

 

Chegue alguém mal,

E nesse caso, a fila

Deve ser cortada

E ali bem tranquilas

 

Fiquem as pessoas,

Pois isso e ser gente

Educada e humana,

Mas ajudar parente

 

Ou amigo, sem ter

Nenhuma precisão,

A recepcionista está

Sim fora da razão.

 

Por que, ó Querino?

Ora, porque tem fila,

E todos têm direito.

Por isso tranquilas

 

Fiquem as pessoas

No seu devido lugar

E esperem sim, a fila

Do jeito dela andar.

 

Já pensou ter numa

Entidade, gente para

Atender na mesma

Hora? Ora, esse cara

 

Foi compreensível,

E achou que ele não

Deveria não, passar

Na frente sem razão.

 

Contudo, a senhora

Ficou bem tranquila,

Não fez não, barraco

Entre aquela fila.

 

Pois a senhora sentia

Muitas dores, mas

A sua Educação lhe

Deixava ali em paz,

 

Por que ela já sabia

Que a fila iria existir

Defronte ao Posto

De Saúde que ali

 

Foi feito para tratar

As pessoas doentes,

Sem a tal acepção.

Quer ajudar parente

 

Ou um amigo? Ora,

Dê essa orientação:

“Parente ou amigo,

Eu não posso não,


Favorecer ninguém,

Quando for fazer

Uma consulta, vá

Bem cedo, pra você

 

Ser o primeiro da fila,

Pois eu não posso

Fazer nada antes

Dos outros, é negócio

 

Contra as normas

Que a Entidade tem,

E se eu lhe atender,

Certamente alguém

 

Vai achar errado.

Então, vá cedinho,

Que tudo dará certo

No bom cantinho

 

De espera ou na fila.”

Por que não é lícito

Uma pessoa chegar

Cedo de um Distrito

 

Ou mesmo da roça,

Com dores no corpo

E a recepcionista

Favorecer os outros

 

Que são parentes

Ou amigos que ficam

Dormindo até as 10

Horas. Acho ilícita

 

Essa coisa na cidade.

Ora, eu sou da roça,

Mas quando chego

Na cidade, que possa

 

Passar o dia inteiro,

A minha vez espero.

Por que quando vou,

É por que eu quero

 

O que todos querem.

Então, na Entidade

Não terá atendente

Para todos da cidade

 

Ao mesmo tempo

Ou atender sem fila.

Por isso eu sou uma

Pessoa tranquila,

 

E jamais vou fazer

Barraco num lugar

Que todos têm vez

E dever de esperar.

 

Então, quer ser sim,

O primeiro? Vá antes

De chegar o segundo,

Isso é importante,

 

Porque isso faz bem

Para a sua Educação

E não fere pessoas

Na mesma situação.

 

Ora, quando estou

Numa fila, e alguém

Diz: “Tem o senhor

Prioridade, pois tem

 

Idade já avançada!”

O que eu responder?

Não, fique tranquilo,

Eu posso me manter

 

Muito bem na fila,

Caso, eu passe mal,

Eu comunico sim,

Com este pessoal

 

Que desde cedinho

Está aqui na fila sim.

Não se preocupe,

Esperarei até o fim,

 

Eu já tirei o meu dia

Para vir fazer isso.

Então, eu acho algo

Errado ou ilícito,

 

Eu ser obrigado ficar

Trabalhando 8 horas

Por dia, e quando vir

Receber, como agora,

 

Ter essa prioridade?

Ora, eu queria ter

Era dinheiro, pra eu

O dia todo receber.

 

Pois o difícil para mim

Foi eu ganhar esse

Dinheiro, agora, não

Há nenhum interesse

 

De prioridade, estou

Muito bem, e quero

Receber meu valor,

Por isso eu já espero

 

E esperarei sim, até

Findar o expediente.

Eu tirei o dia pra isso,

E já estou contente

 

No meio desta fila.

Por isso eu ficarei

Na boa esperando

E terei o que ganhei.

 

Mário Querino – Poeta de Deus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUAL AMOR QUE É MAIS PROFUNDO? O CONJUGAL, O MATERNAL OU PATERNAL? (QUEM AMA JAMAIS SE SEPARA)

    Mário Querino & D. Marisa 28/09/2027 Ora, se a gente for Analisar bem a vida Conjugal na Terra, A pessoa mais amiga   ...