segunda-feira, 7 de outubro de 2019

POR QUE RAZÃO, EU TENDO 60 ANOS DE IDADE, TER ESSA PRIORIDADE DE NÃO PEGAR FILAS, E QUANDO SAIR DO AMBIENTE, PEGAR MACHADO, FOICE, ENXADA E ATÉ CARRINHO-DE-MÃO CHEIO DE CONCRETO NUMA CONSTRUÇÃO, PARA TOMAR LUGAR DE UM FILHO JOVEM?

Poeta Mário Querino 07/10/2019



Alguém estava na fila
Esperando para votar,
Claro, escolher alguém
Para o Conselho Tutelar.


Então um senhor fez
Seu bom comentário:
“Você viu Dr. Fulano lá
Cumprindo o horário?


Ele já tem mais de 70
Anos, não teria direito
Especial como os outros
Tem, quando satisfeitos


Já completam 60 anos
De idade nesta Terra?
Sobretudo, ele é Chefe.”
Objetei no pé de serra,


Somente isso com fé,
Paz, amor e virtude:
A pessoa que é sabida,
Inteligente e com saúde,


Ainda tendo os direitos
Por Lei, por ter 60 anos
De idade, pega uma fila,
Pra viver sempre dando


Um excelente exemplo
De educado, paciente,
Tolerante, respeitoso
E ainda consciente.


Porque quanto mais é
Uma pessoa inteligente,
Sabida, de fé e amorosa,
Deve ser guia da gente.


Realmente, esse Doutor,
E além de Doutor, Chefe,
Quis ser igual a todos
Que estavam ali em pé,


Esperando sim, sua vez.
Imagino que, na mente
Do importante Doutor,
Há algo como essa gente


Que estava na fila tem.
Pois não tinha precisão
De se revelar como Doutor
E Chefe entre o povão,


De voto com o apreço
Que daria esse Chefe
Com Diploma de Doutor.
No caso, a gente merece


Seguir o bom exemplo,
Porque Chefe e Doutor,
No meu ponto de vista,
São exemplares. Estou


Muito satisfeito agora,
Por ter no Município
Uma pessoa educada
Que reconhece isso:


“Diploma e Titulo não
Influem quando o teor
Pertence ao povo sim,
Sem definição. Doutor


É sim, um profissional  
Como um Pedreiro é,
Como é um Professor
E como outro qualquer.


Ora, o Doutor atuante
Na área da Medicina,
Pode ser um cara leigo
Sobre as coisas divinas.


Nós somos doutores
No que sabemos fazer,
Na hora de votar certo,
Médico pode não saber,


E o analfabeto acertar,
Para 4 anos ditoso viver,
Enquanto o Doutor ficar
Triste e se arrepender,


Voltar para então dizer:
‘Amigo, eu fui contra
Ao senhor, por direito,
Mas no final das contas


Vejo que o senhor tem
Mais mérito que eu.
Então quero participar
Do bom Governo seu.


Obviamente, agora vou
Cooperar, e meu desejo
É fazer sim o melhor
Em prol dos sertanejos.’


Então a vida só é boa
Quando se reconhece
Que, por ser um Doutor,
E além disso, um Chefe,


Deve dar bom exemplo
Para uma nova Geração,
Que segue no Município  
Precisando de Educação,


Sabedoria, Inteligência,
Tolerância e Respeito.
Quando agimos assim,
Todos ficam satisfeitos.”


Ora, no meu atilamento,
Se o Doutor Chefe, não
Estava doente, cansado,
E sim, feliz entre o povão,


Acho que foi boa terapia,
Tanto para o intelecto,
Físico e para os sentidos,
Como para seu sucesso


Diante do Senhor Deus.
Um Doutor Chefe deve
Dar esse bom exemplo,
E o inteligente já segue.


Se todos assim fizessem,
As filas feitas por gente,
Dariam gosto ao Guarda,
E aos nossos atendentes.


Certamente, municípios
Juntos, seguiriam assim,
Dando exemplo de povo
Educado, hoje e até o fim.


Pois a Tolerância seria
Uma forma bem melhor
Para com a Paciência,
Termos tudo ao redor.


Mário Querino – Poeta de Deus
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM AMOR, A VIDA É UM INFERNO

  Mário Querino 12/05/2024   Antes de D. Marisa, Achava minha vida No mais profundo Inferno. Por isso eu Bem longe de Deus, S...