quarta-feira, 23 de outubro de 2019

QUANDO A RÃ RAPA PANELA, A CHUVA CAI NA FACE DA TERRA SOBRE ELA. ASSIM, DIZIAM OS MAIS VELHOS DO PÉ DE SERRA




Hoje, bem cedo ouvi
Uma rã rapar panela,
E a minha mãe dizia
Que viria chuva, se ela


Rapasse panela assim,
Em lugar escondido.
Lembrei de mãe,
Quando os ouvidos


Ouviram: “Rá, rá, rá...”
Pois quando a rã fazia
Assim, na certa, chuva
No pé de serra caía.


Contudo, isso é coisa
Dos antepassados.
Não cito como Profeta,
E sim, Poeta inspirado


Por Musa inteligente
E também sabida.
Então, hoje, ouvi bem
A rã contente da vida,


Aqui em Bananeiras,
Meu bom pé serra
Onde nasci e vivo
Feliz no planeta Terra.


Não estou dizendo
Que vai chover logo,
Senão, o povo dirá:
“Leva ele ao Psicólogo,


E ainda ao Psiquiatra.”
É claro, eu já vou sem
Ninguém me levar,
Pois o Saber eles têm.


E onde há Sabedoria,
Inteligência e Amor
Entre os profissionais
Que com Fé e Vigor


Trabalham sem visar
O interesse próprio
E sem ter a Preguiça,
Há um bom negócio.


Não faz bem tomar
A vaga e não querer
Fazer algo em prol
Dos que visam viver


Bem e querem ver
Amigos e amigas
Neste planeta Terra,
Sendo felizes da vida.


Ora, onde eu chegar
E tiver preguiçoso
Ou chegar algum,
Não estranhe, gozo


A Preguiça não terá.
A minha Fé e o Amor,
Certamente, mandam
Em nome do Senhor,


Para outro recinto,
Onde há cama quente.
Quem tem Sabedoria
E é sim inteligente,


Não perderá tempo.
Não carecendo ganhar
Algo em troca da ação,
Faz grátis para ajudar


O seu coração sábio
E a mente inteligente.
Se a rã rapou panela,
Virá chuva pra gente.


Não digo como Profeta,
E sim, estou falando
O que mãe falou
Neste cantinho baiano,


O que ouviu dos pais,
Que ouviram dos avós:
“Se a rã rapar panela,
Virá chuva para nós.”


Mário Querino – Poeta de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM AMOR, A VIDA É UM INFERNO

  Mário Querino 12/05/2024   Antes de D. Marisa, Achava minha vida No mais profundo Inferno. Por isso eu Bem longe de Deus, S...