segunda-feira, 8 de julho de 2024

COMO CONVIVER SEM BRIGAR?

 


 

Mário Querino 08/07/2024

O que fazer para

Não incidir brigas

Entre você, Mário

E a Varoa Marisa?

 

Ora, quebrar pau

Nos ouvidos sim,

E deixar um falar,

Falar... Até o fim.

 

Depois perguntar:

Disse tudo, amor?

Ainda tem mais?

Fale tudo, por favor.

 

Você pode inquirir:

“O que quer dizer

Isso: “Quebrar pau

Nos ouvidos?” É ter

 

Paciência e tolerar

A ignorância sim

De gente que quer

Tintim por tintim

 

Brigar com outro.

Ora, a minha sogra

Sempre fala isso,

E não é coisa nova,

 

É dito dos antigos,

Mas até hoje vale.

Se alguém te vem

Insultar, não lhe fale,

 

Apenas ouça até

O fim desse insulto.

Depois você peça:

Fale que eu escuto.

 

Ora, deixe falar até

A palavra final que

Existe no Dicionário

Depois é só dizer:

 

Amo você no Orbe

Intitulado Terra,

Mormente no meu

Amado pé de serra

 

Titulado Bananeiras

Onde nasci, cresci

E vivo aqui lutando

Pra dá boa vida a ti. 

 

Por isso peço assim:

Deus, a minha Varoa

Não sabe o que faz,

Então, Deus, perdoa,

 

Me dê paciência,

E tolerância, pra eu

Reconhecer sua ira

E ainda o viver seu

 

Na minha vida sim.

Pois ela agora está,

Aflita com tantos

Afazeres. E isso dá

 

Pra ficar estressada

No Planeta Terra,    

Sobretudo aqui

No meu pé de serra.

 

Porém, aonde leva

Uma briga em casa?

Claro, a separação.

Briga não vale nada

 

Pra quem bate e pra

Quem apanha sim.

Por isso briga não

É algo bom pra mim.

 

Quanto mais haja

Compreensão aqui

No Planeta Terra,

Mais paz pra existir

 

Entre eu e D. Marisa.

Então, essa briga

Não faz parte não,

Do Lar de D. Marisa.

 

Ora, existe outro

Dito que mãe Dedé

Também falava

Com precisão e fé:

 

“Quando o marido

Chegar à casa com

Muita conversa,

Realmente, é bom

 

Pôr na boca água.”

Qual sentido disso,

Ó Mário Querino?”

Assim, não há dito,

 

E com a boca cheia,

Não consegue falar,

Se tentar, derrama

A água que botar.

 

“Quando dois não

Quer, um não briga.”

Por isso não brigo

Com a D. Marisa.

 

Porque quando ela

Quer brigar, eu não

Quero, e quando eu

Quero, com razão,

 

Ela quebra pau sim

Nos ouvidos, e a paz

Não dá lugar para

A briga. Assim, faz

 

O Mário Querino

E a Varoa D. Marisa.

Para não dar lugar

As terríveis brigas

 

Que só destrói o Lar.

Brigar é coisa louca?

Quebre nos ouvidos

Pau ou encha a boca

 

De água na hora em

Que o cônjuge falar

Com você só a fim

De com você brigar,

 

Ou deixe falando

Só, pois se um não

Quiser brigar, vai

Acabar a confusão.

 

Mário Querino – Poeta de Deus


“Senhor, meu Deus,

Em ti me refugio,

Salva-me e livra-me

De quem me persegue,

Se não, agarram minha

Alma como um leão,

Me devoram e ninguém

Me socorre.” (Sl 7, 2-3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM VIVE DESIGREJADO É CRISTÃO?

  Templo Católico do Distrito de Bananeiras - Pindobaçu - Bahia - BR   21/09/2024 Alguém assim inquiriu: “Posso ser um cristão, Sem ne...