domingo, 28 de julho de 2024

QUAL SENTIDO DOS DIREITOS DE IDOSOS, SE MUITOS SÃO FORÇADOS A TRABALHAR 8 HORAS POR DIA?

 


 

Mário Querino 28/07/2024

Observando direitos,

Sobretudo de idosos,

E achando os direitos

Assim maravilhosos,

 

Porém, me veio sim,

Também uma boa

Ideia para inquirir

Também as pessoas:

 

Ora, eu com 62 anos,

Sou obrigado a lidar

Sim, por Lei também,

Por que devo tomar

 

A frente de pessoas

Que não têm 60 anos,

Mas estão numa fila

No cantinho baiano,

 

Se eu passo 8 horas

Lidando num Setor

De trabalho? A fila

Que eu sempre vou

 

Encarar é de apenas

1 hora em pé sim,

Mas sempre eu fico

Tintim por tintim

 

Trabalhando na boa,

O dia todo que Deus

Dá-me. Por que a Lei

Dá direito pra eu?

 

Se sou forçado lidar

Até aos 65 anos

De idade, o Estatuto

No cantinho baiano

 

Ainda não serve

Para mim na Terra,

Mormente no meu

Amado pé de serra

 

Titulado Bananeiras,

Onde nasci, cresci

E devo trabalhar até

Então aqui me surgir

 

O tempo de 65 anos,

Ainda trabalhando.  

Não devo sair daqui

E ficar sim, tomando

 

Frente de ninguém

Onde devo receber,

Encarando uma fila

No Banco por prazer

 

De ter trabalhado

Sim, durante o mês.

Então, eu ainda não

Estou fruindo da Lei

 

Criada pras pessoas

Idosas com ou mais

De 60 anos de idade.

Se ainda sou capaz

 

De trabalhar 8 horas

Por dia, entre 1 mês,

Ficarei 1 hora para

Auferir o que ganhei.

 

Nesse caso, eu tenho

Receio de tomar sim,

A frente dos outros

Que tintim por tintim

 

Esperam desde cedo

Para resolver isso

Que também vou pra

Sede do Município.

 

Ora, acho sim justo,

Pegar fila se está  

Ainda com a força

Para todo dia lidar

 

8 horas num Setor.

Ora, eu queria ter

Muito dinheiro sim,

Para eu receber

 

Durante o mês todo,

Sem me importar  

Com a fila que iria

Sim, em pé encarar.

 

Por que não posso

Ficar apenas 1 hora

Na fila para resolver

Algo, e fico agora,

 

O dia todo no Setor

De trabalho, sem ter

Direito de merenda?

Dá pra isso entender?

 

Eu sendo um louco,

Não acho que seja

Certo esse Estatuto.

Agora, pare e veja,

 

Se for um inteligente

E tiver boa noção,

Meneará a cabeça

E dirá: “Tem razão

 

O Poeta que relata

Dessa forma pra nós.

Então, não devemos

Ignorar a sua voz.

 

Pois se os direitos

São para os de 60

Ou mais anos sim,

De idade, ele entra

 

Com esses direitos,

Pois ele já tem 62.”

Então, pare e pense,

E me objete depois.

 

Mário Querino – Poeta de Deus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM VIVE DESIGREJADO É CRISTÃO?

  Templo Católico do Distrito de Bananeiras - Pindobaçu - Bahia - BR   21/09/2024 Alguém assim inquiriu: “Posso ser um cristão, Sem ne...