sexta-feira, 12 de julho de 2019

SE NÃO EXISTIR R$ 0,01 PARA DAR DE TROCO, PARA QUE USAR ESTRATÉGIA, A FIM DE ILUDIR O FREGUÊS?

Poeta Mário Querino 12/07/2019



Hoje, fui ao Mercado
Comprar algo preciso,
E fiquei sim admirado,
Comerciante é sabido


E usa a sua estratégia
Para iludir seu freguês.
Então, ali alguém pega
Um objeto. Perguntei:


Quanto está marcando,
Melhor, qual o preço?
Alguém ficou caçando
E depois com apreço


Me respondeu assim:
R$ 9,99.” Falei: Jovem,
Obrigado. Não é ruim
Não, mas como pode


Ser assim? E por quê
Não aumenta o valor
Sem iludir eu e você,
E ele ter bom pudor?


Não pode abaixar mais
Para R$ 9,95? Aumenta
E completa os R$ 10,00,
Contudo, não inventa...


Desce R$ 0,04 e dar sim
R$ 0,05 ao bom freguês.
E seja honesto até o fim,
Assim, hoje, eu observei


E agora, com fé publico
Para as amigas e amigos
Que se pensassem nisso
E fossem mais sabidos,


Diriam bem assim: “Eu
Quero o meu troco,
Porque o que é meu,
Jamais darei os outros,


Se não existir R$ 0,01
De troco, então, por quê
Não deixar arredondado
O valor? Quero receber


Meu troco certo e justo,
Pois sou bom freguês,
Que compro o produto.”
Isso com saber analisei.


Mário Querino – Poeta de Deus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUE A PREGUIÇA NUNCA SEJA A NOSSA ALIADA

    Mário Querino 04/05/2024 O dia já amanheceu Eu já estou aqui sim, Preparado para eu ir Tintim por tintim   Fazer o bem na...