sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

PIRULITO DE D. JOVEM, DOCE TRADICIONAL

Pesquisada no Facebook 28/12/2012



Ainda me lembro disso,
Quando eu era mocinho,
D. Jovem fazia pirulitos
E eu achava gostosinho.


Açúcar, D. Jovem pegava
E colocava numa panela
Com um pouco de água
E premia um limão nela.


Depois levava ao fogo
Para cozer bem o açúcar
E o pirulito ficar gostoso.
Muita gente se assusta


Se alguém for fazer isso,
Dizem que é coisa de louco
O nosso saudoso pirulito.
Meu neto não sabe o gosto


Desse doce simples e bom.
Hoje ele só conhece bem
O novo e notório Q-bom
Que lhe prejudica também.


D. Jovem tinha uma tábua
Com vários furinhos.
Então D. Jovem cortava
Papel em vários pedacinhos,


Enrolava no dedo para fazer
As interessantes caixinhas.
Depois colocava com prazer
Nos furos daquela tabuinha.


Quando o açúcar já estava
Realmente bem moreno,
E algum fio já puxava,
D. Jovem disso já sabendo


Enchia as caixinhas bem,
De uma em uma até o final.
O Poeta saudade disso tem,
O pirulito é doce tradicional.


D. Jovem colocava na janela
Para todo mundo comprar,
Todos chamavam por ela,
Ela vinha vender sem clamar.


Que saudade dos pirulitos
De quando eu era menino!
Hoje recorda de tudo isso
O Poeta Mário Querino.


Mário Querino – Poeta de Deus 


Poeta Mário Querino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AONDE PODE NOS LEVAR A PREOCUPAÇÃO? A UMA VIL DEPRESSÃO

    Mário Querino 20/04/2024 Ora, um cara vivia Aqui preocupado Com tudo na vida, E desassossegado,   Um dia parou para Pod...