sábado, 23 de outubro de 2021

QUANDO 1 NÃO QUER, 2 NÃO BRIGAM

 


 

Sol aponta e cintila na Chácara Santa Maria 23/10/2021

Nada nesta vida vem

Por acaso, ainda que

Aches, não virá não.

Deus faz acontecer

 

Segundo nossas vidas.

Se viesse por gosto

Seria sábio inteligente,  

E não assim tão louco.

 

Por isso sou cônscio

De tudo que pode vir

Durante minha vida,

Ainda sem eu ouvir,

 

Ainda sem ver nada,

Ainda sem eu cheirar

Ainda sem discorrer

E sem nada praticar,

 

Sou cônscio de tudo.

Exemplos: sou Pintor,

Subo sim, em escada,

Obviamente, já estou  

 

Ciente que posso cair.

Alguém pode indagar:

“Se estás consciente,

E por que vais pintar?”

 

Boa perquisição sua,

Porém, se eu não for,

Quem irá por mim?

A casa quer um Pintor,

 

E devo fazer pintura,

Para deixá-la bonita.

Então, se devo pintar  

Minha vida se arrisca,

 

Mas consciente que,

Qualquer hora pode

Este meu corpo cair,

Pois só cai quem sobe.

 

Então, nada vem só

Por acaso e de gosto,

E todo mundo deve

Saber, até os loucos.

 

Será que eu já com

Quase 60 anos

De existência no país,

Ora, cantinho baiano,

 

Ainda não ser cônscio

De tudo isso na vida?

Seria homem pueril,

Sem o amor de Marisa,

 

Varoa sábia, inteligente

E auxiliadora sim,

Que luta ao meu lado,

Faz tintim por tintim,

 

Para me ver contente

Na Chácara Santa Maria.

Por isso o que me vier

É para a nossa alegria

 

Ou pra nossa tristeza.

Mas o bom é ser feliz

Do jeito que já somos,

Sobretudo neste país

 

Intitulado sim, Brasil,

Onde me deixa cônscio

De tudo que eu vejo,

Ouço, cheiro, apronto

 

Ou até mesmo já digo

No planeta Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra.

 

O que faz mais medo,

5 gotinhas de remédio

Pro corpo ficar bem

Ou subir num prédio

 

Dentro dum elevador

Com força elétrica,

Onde pode incendiar

E extirpar sim, essa

 

Boa vida de gente

Culta em Engenharia,

Medicina e tudo mais,

Até em Teologia?

 

O que traz mais receio,

5 gotinhas de remédio

Ou subir num avião

E andar sobre prédios

 

Duma grande cidade,

E ainda voar 5 horas

Ou mais sobre o Mar?

Isso ninguém ignora?

 

Então, nada vem não,

Por acaso na Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra.

 

E tudo que eu fizer,

Já sou cônscio sim,

Dum bom resultado

Ou implicações runs.

 

Então a escolha é sim,

Minha, e a decisão é

Sim, minha, se quero

Sofrer, sofrerei até

 

Eu aguentar, e calado,

A decisão foi minha.

Não foi de D. Marisa,

Nem da minha vizinha.

 

Mãe dizia com razão:

“Quando 1 não quer,

2 não brigam.” É certo,

O que dizia mãe Dedé.

 

Mário Querino – Poeta de Deus


Mário Querino 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...