sábado, 8 de março de 2014

QUEM ESCREVE E LER APRENDE COM MAIS FACILIDADE

Poeta Mário Querino 08/03/2014


Num pequeno lugar havia
Um senhor pobre
Que sempre queria
O que muitos não podem.


Mas se pôs a arranjar
Bons livros literários,
Para neles estudar
O mais necessário.


Então na sua estante
Tinha livro cientifico,
Poesias importantes,
É óbvio, outros tipos...


Um dia uma Professora
Da Língua Portuguesa,
Veio como benfeitora
E teve grande surpresa


Ao perguntar contente:
“Como estar o senhor?”
Ele falou: “Felizmente.”
Esse papo continuou.


O senhor usou a palavra
“Descomunalmente”.
A Professora deu risada
Olhando ironicamente.


Depois perguntou assim:
“O que que é isso senhor,
Que o senhor diz a mim?”
O senhor para ela olhou


E deu o significado bem.
Dizendo: É algo demasiado
Que sempre na vida vem
Do pobre necessitado.


A Professora deu gargalhada
E perguntou: “Demasiado?”
Ele disse: “Coisa exagerada.
Tudo que falo é ignorado?”


A Professora perguntou:
“O senhor frequentou escola
Ou nunca estudou?”
Ele disse: “Nos dias de outrora


De fato, a escola era privada,
Por isso eu nunca frequentei.”
A Professora deu outra risada
E disse: “Estas palavras não sei.


Nunca ouvi ninguém falar.”
Ele indagou: “A senhora diz
Uma coisa dessa neste lugar?
Falo idioma de outro país?”


A Professora quis dar o fora
Do diálogo com o senhor.
Ele disse: “Vamos ver agora
Onde passo o dia com amor.”


Então chegaram à estante
E o senhor mostrou tudo,
Os livros que ler bastante,
O computador para estudo,


E tudo mais no seu quarto.
A Professora indagou: “ler
Tudo isso? Eu acho um saco.”
Ele disse: “Como quer saber?


Como conseguiu se formar?
Como fazia as suas tarefas?
Para aos Professores mostrar?
Um curso desse não interessa.”


A Professora disse: “Eu pagava
Para um amigo da Lan House.
Sabe o que é isso?” Ele olhava
E respondeu: “Isso não aches


Que a senhora fez algo legal.
Na verdade, quem merecia
Esse Diploma especial
Do Curso de Pedagogia,


Sem nenhuma dúvida,
Era quem fazia suas tarefas.”
A Professora ficou muda.
Pensou: “Que sabedoria é esta!”


Mário Querino – Poeta de Deus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM PODE SE LIVRAR DE UMA SAUDADE PROFUNDA?

    Mário Querino 16/04/2024 Ora, ontem me deitei Apaixonado e no sono Eu peguei apaixonado, Ontem, não fui dono   Do corpo e ...