quinta-feira, 19 de março de 2020

POR QUE CHORAR TANTO ASSIM, SEM SABER O MOTIVO?

Poeta Mário Querino 19/03/2020



Hoje, olhei para mim
E vi com o semblante
Sem nenhum brilho,
Não tinha visto antes.


Daí veio a pergunta:
“Por que o semblante
Se transformou assim
Como nunca vi antes?”


Ora, a tristeza invade
O meu peito, a ponto
De chorar sem a dor,
Porém, estou pronto


Pra chorar até encher
Rios, riachos, lagoas,
Cisternas, tanques
E os Mares numa boa.


Ora, indague: “Por que
Chorar tanto assim,
Sem saber o motivo?”
A pergunta para mim,


É muito fundamental.
E as notícias não são
Boas para este povo
Do cantinho do sertão.


E ao pensar que tudo
Já estava indo bem,
A natureza se fecha
E a tal angústia vem


Com sentimento forte,
A ponto do coração
Bater, bater e bater
Sem nenhuma solução.


Como sou ser humano,
Sempre me aflijo à-toa,
Os olhos vivem a chorar,
Assim longe de pessoas.


Mas o que fazer agora,
Com a minha vida
Já repleta de angústia
Nesta terra querida?


Já contemplo a serra,
E vegetais verdejantes,
E percebo muito bem
Meu triste semblante.


Quando dou bom-dia,
Esperando animação,
Tenho uma resposta
Que julga meu coração,


Objeta por educação
E não por bom desejo
No amado pé de serra,
Meu terno lugarejo.


Quando dão bom-dia,
O olhar vira para o Sul,
E respondo animado
Na terra de Pindobaçu.


O calor está avançado,
Mas o meu coração
Se acha numa friagem
No meu bom sertão.  


Ora, a conversa está
De fato, descomunal,
Já percebo o repúdio
Assim, a alma fica mal.


Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JÁ COMEU COZIDO EM FOGÃO À LENHA? SE NÃO, PERDEU A MELHOR COMIDA

    Mário Querino com feixe de lenha 03/05/2024 Se a gente achar O botijão de gás Com o preço alto, A gente vai atrás   De le...