quarta-feira, 18 de março de 2020

SABES REDIGIR NOVELA?

Poeta Mário Querino 18/03/2020



Alguém indagou assim:
“Sabes redigir novela?”
O que objetar franco
A uma mulher sincera?


Ora, justamente isso,
Que vou escrever aqui,
Comente, compartilhe
E também é bom curtir:


A donzela apaixonada
Por um rapaz boêmio
Sonhador desta vida,
Seu pai não querendo


Aceitar o tal namoro,
Então planejou tática
Para o namoro seguir
Com paz, amor e graça.


Como o tempo passa
E muda de repente...
O boêmio sonhador
Saiu logo descontente.


Passando bom tempo
Com vida desenfreada,
Gastando sem limite
A grana que ganhava.


Ora, a donzela se casou,
Conforme gosto do pai.
Daí os dois prosperaram,
Edificaram o Lar de paz,


Amor e muita felicidade.
No mundo há aventuras,
Esse boêmio sonhador,
Já sendo uma criatura


De idade bem elevada,
Volta por necessidade
Pra sua querida terra,
Que já é grande cidade.


Daí então, ele dá voltas
Sim com a esperança
De rever a mulher
Que daria segurança,


Paz, amor e regozijo,
Contudo, o tempo
Deforma a fisionomia
E muda pensamentos.


Ora, é aí que o Amor
Entra em boa ação,
Sem causar sofrimento
Nem romper a união


Desse casal que já vivia
Próspero e muito feliz.
E como o Amor age
Nessa situação? Que diz


O coração da mulher
Que já se encontra
Idosa nessa tal cidade?
Claro, o Amor apronta


A pessoa apaixonada,
Conforme seu jeitinho
De brasileiro boêmio
E segue mau caminho.


Então revela a mulher:
“O Amor é puro sim,
E é contra a traição,
Você foi tudo pra mim,


Porém, hoje em dia,
Somos apenas amigos,
Na era do Corona Vírus,
Que em todos sentidos


Um fica longe do outro,
Para não ser contraído.”
Daí a mulher afirmou:
“Seremos só amigos,


Mas um longe do outro.
Não vivo o passado,
E sim, o presente,
Por ti eu tenho orado.


Ora, me deixe em paz
Com o meu marido,
Ele é um cara bom sim,
Inteligente e sabido,


Faz empreendimento
E tenho sido feliz,
Durante a minha vida
No cantinho do país.


Sei que há figurantes
Notando meus passos,
E ainda de meu marido,
Mas beijos e abraços,


E nem cargas de ouro
Vão me influir não,
Pois o tempo já se foi
E tenho uma união


Excelente com o meu
Terno marido,
E não pretendo ver
O casamento rompido,


Ainda que o meu pai
Resolvesse aceitar,
Um novo reencontro,
O coração iria recusar.


Porque o meu marido
Cuida bem de mim
E nunca me traiu,
E me respeita assim.


E não é agora, que eu
Por ditame de alguém
Ou mesmo da família,
Que trairei ele também.


E se quiser ser amigo
Concordo com você,
Ao contrário deixe
O meu marido viver


Usufruindo do meu
Sincero Amor.”
Como o marido dela
Era um cara sabedor


Dos 613 mandamentos
Do Senhor Deus,
E das 181.000 leis
Do país onde ele viveu,


Deixou a mulher livre
Para tomar a sua
Decisão, já ouvindo
A frase nua e crua:


“Quem decide é você,
Consciente que não
Terá nenhum retorno,
Não há duas união.”


Eu notando tudo isso
Aprendi que o Amor
Não menospreza,
Mas o rapaz sonhador,


Não foi capaz de iludir
Uma pessoa que ama
 E quer ser sempre feliz.
O Amor assim aclama,


É neste Amor que creio
De espírito e coração,
Se outro me aparecer
Considero como ilusão.


Porque o Amor é puro
Como a brisa suave,
E quem ama foge
Pra longe de falsidade.


Então o Amor perdoa,
Mas não passa a mão
Pela cabeça de quem
Usa a devida traição.


Porque quem trai e é
Remido sem punição,
Pode regressar tudo
Com mais liberação.


Daí o Amor perderá
O seu devido controle,
E a sustentação virá
Com mais dores.


Como o Amor não
Quer ver sofrimento
Na pessoa que ama,
Prefiro desligamento


“É melhor só do que
Mal acompanhado.”
Assim minha mãe dizia,
Quando do seu lado


Eu ficava ouvindo
O que ela contava.
Por isso me tornei
Poeta na terra amada,


Intitulada Bananeiras,
Meu bom pé de serra,
Onde vivo cultivando
Com Amor esta terra.


O Amor sempre diz:
“Me exibo de várias
Formas entre o povo,
Porém, não há falhas


Entre eu e a pessoa
Que amo de coração.
Pois não me divido,
Cada caso meu irmão,


É um caso. No sentido
Conjugal, vejo assim:
Sou somente pra ela,
Ela deve ser para mim.


É o Amor verdadeiro,
Que separa as coisas,
E não se confunde
Com as ideias doidas.


O Amor é paciente,
O Amor não blasona,
O Amor se regozija
Quando a gente ama.


É óbvio, o passado 
É apenas passado sim,
Por isso vivo no Amor,
O Amor vive em mim.


O resto só é conversa
Que faz criança dormir.
Ora, diga que me amas,
Que confessarei a ti.


Ao contrário espero
Pela sua decisão,
Pois já estou pronto
Pra qualquer situação.


Uso a frase crua e nua:
Quem decide é você,
Já consciente que não
Regressará com prazer.


O próprio Jesus disse:
Não pode servir
A dois senhores.’ Então,
Eu confesso a ti:


Te amo de todo o meu
Coração, contudo, caso
Queiras outro atalho,
Seu viver está liberado


Desde o momento
Em que não der certo
Essa união continuar,
Com Amor e sucesso.


Eu faço o melhor
Para eu te ver feliz,
E distante do sofrer,
Mas só você quem diz


O caminho que quer
Seguir na Terra,
Sobretudo aqui
No bom pé de serra.


Mário Querino – Poeta de Deus   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JÁ COMEU COZIDO EM FOGÃO À LENHA? SE NÃO, PERDEU A MELHOR COMIDA

    Mário Querino com feixe de lenha 03/05/2024 Se a gente achar O botijão de gás Com o preço alto, A gente vai atrás   De le...