segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

PARE, REFLITA E BUSQUE A INTELIGÊNCIA E SABEDORIA PARA ENCARAR O MUNDO QUE SE MODERNIZA

 


 

Mário Querino 06/02/2023

Quando a gente fica

Ou chega à certa idade

A coisa parece que é

Para a gente novidade,

 

Mas não, é surgimento

De evoluído aforismo

Que modifica a coisa

E nos deixa evolvidos.

 

Quando eu era garoto

E ouvia alguém falar

Que na cidade existia

Prédios por todo lugar,

 

Eu achava novidade

Pois no meu Distrito

Só tinha casas simples

E nas ruas mato e lixo.

 

Daí quando completei

Os meus 18 anos sim,

Eu fui para São Paulo,

Com a ideia em mim:

 

“Lá deve ser um lugar

Encantador para mim,

Pois sou povo de roça

E aqui não tem assim

 

Esses arranha-céus

Que amigos contam.”

E eu sendo caipira

Com a cabeça pronta

 

De ideia ilusória aqui,

Deixei meu Distrito,

Pra viver a realidade

Que a alma e espírito

 

Nunca tinham vivido.

Mas como já ia com

Tamanho medo de lá,

É óbvio, eu achei bom,

 

Pois não vi diferença

Das cidades que eu

Já tinha visto aqui

No bom sertão meu.

 

Ora, a diferença foi eu  

Ver mais movimento

De gente e de carros,

Onde vivi mais atento.

 

Então, nada acho não,

Que seja novidade,

Pois já tenho 60 anos

Prontos, em verdade,

 

Em verdade vejo que,

Tudo que existe já

Existiu no passado,

Hoje, já modificado.

 

Alguém pode inquirir:

“Já existiu tudo isso,

Que temos na Terra,

Na era Nova?” É lícito,

 

Não deste jeito não,

Mas de outra forma.

Porque a Inteligência

E a Sabedoria, novas

 

Não são. Ora, quando

Deus criou o Universo

E tudo que nele há,

É claro, com sucesso

 

A Sabedoria já existia

Com a Inteligência.

Então, tudo só muda

Por uma experiência.

 

Tudo o que o homem

Sabe fazer, aprendeu

De alguém. Por isso

O Senhor nosso Deus,

 

Falou por intermédio

Do rei Salomão: “Para

Tudo há um momento

E um tempo certo para

 

Cada coisa debaixo

Do céu.” Então tudo

Que temos já existiu,

E com muito estudo

 

Algo vai aparecendo

Como se fosse novo.

Meus avós já diziam:

“Virão dias que o povo

 

Vai ter tanto dinheiro

Fácil, que ninguém vai

Querer trabalhar não,

Vão perder a sua paz

 

E nada vai satisfazer,

Porque haverá sim,

Uma grande carestia

Que tintim por tintim

 

Leva o seu dinheiro

Todo e a vida ficará

Sim, mais intricada,

Porque nada saciará

 

O corpo e alma.” Ora,

Então, quem já vive

No planeta Terra

Com a mente livre

 

E satisfeita com tudo?

Hoje em dia, alguém

Pode dizer: “O Mundo

Não está indo bem.”

 

Mas o Mundo sempre

Foi assim, quem ficou

Evoluído e civilizado

Foi o povo que estou

 

Vendo hoje em dia.

Pois deixaram tudo

Que era do passado,

Depois dos estudos,

 

Para viverem assim,

Como cantou o rei

Roberto Carlos. Ora,

O que hoje cantarei:

 

“Eu queria ser civilizado

Como os animais.”

Então, estamos aqui,

Civilizados muito mais

 

Que os animais. Então,

Nada é mais novidade,

A gente que achava,

É desde a antiguidade

 

Que esta Inteligência

E Sabedoria existem.

Então, surpreendidos

Na Terra não fiquem,

 

Porque tudo que está

Oculto, virá à tona.

Por isso este Poeta

Antes de tudo sonda,

 

Para não cair no laço

Do Diabo que já está

Colocando minhoca

Na cabeça, pra mudar  

 

A ideia do povo aqui,

E ainda o seu destino.

Por isso não há nada

Novo pro Mário Querino.

 

O que tem, já teve sim,

Duma forma diferente,

Hoje em dia, só ilude

Os corações e mentes.

 

Mário Querino – Poeta de Deus    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...