quarta-feira, 11 de setembro de 2019

PORTEIRO PREFERIU PERDER O SEU EMPREGO, MAS NÃO DEIXOU O CHEFE SUPERIOR ENTRAR SEM A PERMISSÃO DO DIRETOR DA ENTIDADE

Poeta Mário Querino 11/09/2019



Ora, numa cidade havia
Uma entidade privada,
E nela um Porteiro
Contente e feliz lidava


Obedecendo as ordens
Do Diretor da entidade.
Obviamente sofria sim,
Por viver a honestidade.


Sempre nessa entidade
Apareciam boas visitas,
Mas só entravam após
De uma boa entrevista,


Para saber o objetivo
Da pessoa que visitava.
Então o Porteiro exercia
As ordens que ganhava


Do Diretor da entidade.
Pois sempre seu Diretor
Lhe determinava assim:
“Não deixes, por favor,


Ninguém entrar aqui
Sem a minha permissão,
E antes venhas me falar
Claro, deixando o portão


Sempre fechado. Certo?”
E assim, o Porteiro fazia
O seu excelente trabalho
Com ledice todos os dias.


Porém, certo dia, chegou
Uma visita importante,
Naquela nobre entidade.
Daí, o Porteiro amante


Da sua boa função disse
Ao ouvir bem o Bom-dia
Dos senhores visitantes:
“Bom-dia!” Com alegria.


(Um dos senhores era
Sim, Doutor e Perito,
E ainda Chefe Superior
Do admirável Município)


Daí então, ele inquiriu:
“O Diretor está presente
Na entidade, ó amigo?”
O Porteiro ali contente,


Respondeu: “Sim, senhor,
Queres falar consigo?”
O senhor replicou assim:
“Nós queremos, ó amigo.”


Então o Porteiro assim
Para os senhores falou:
“Por favor, esperem aí,
Eu vou falar ao Diretor.”


Mas ali havia figurantes
Que ficaram julgando
A ação do Porteiro, por
Deixar todos esperando


Debaixo do Sol de verão,
Um Sol muito ardente.
E quando o Diretor viu
Xingou de incompetente


O Porteiro da entidade.
E por ordem do Diretor,
O Porteiro abriu sim,
E a equipe feliz entrou.


O Diretor decepcionado
Disse: “É o nosso Chefe,
Ele é Doutor e Perito,
E a gente não merece


Uma pessoa no portão
Assim.” Ora, o Chefe era
Doutor e ainda Perito,
E só observava aquela


Agitada cena do Diretor.
O Porteiro com alegria
Abria e fechava o portão,
Como seu Diretor exigia.


E esses senhores que
Na entidade dialogavam
Alguns minutos, saíram
Não comentando nada.


O Diretor da entidade
Chamou o seu Porteiro
Para usar suas palavras:
“Agora, o tempo inteiro


Ficarás desempregado,
Por ter deixado o Chefe
Esperando lá no Portão,
E a gente não merece


Um Porteiro tão assim.”
Mas o tempo passou
E o Porteiro numa boa
Esperando vir do Diretor


A Carta de Exoneração.
Porém, depois de 8 dias,
Quem auferiu uma Carta,
Foi o Diretor. Nessa dizia:


“Meu ajustado Diretor,
Em primeiro lugar,
Glórias ao Senhor Deus,
E nesta quero te elogiar


Pelo Porteiro que tem
Nessa nobre entidade,
Porque ele é cauteloso
E lida com honestidade.


Então, mandes ele vir
Aqui no Setor Pessoal,
Eu quero falar consigo.”
O Diretor decifrou mal


E disse: “Fulano, largas
Tudo, e vais atender sim
Ao Chefe Maior no Setor
Pessoal, ele exigiu a mim.


Quem sabe, não serás
Mais Porteiro daqui.
Pois muita vergonha
Passei por causa de ti.”


O Porteiro já tranquilo,
Perguntou: “E o senhor,
Não dará uma palavra
Amiga ao meu favor?


Se eu for um exonerado,
Por culpa de sua ordem,
Pois mandas eu fechar
O portão, e nele só pode


Entrar com a permissão
Do senhor. Sou cônscio
Do que eu fiz e faço até
Aqui, e também pronto


Eu já estou...” O Diretor
Disse: “Quem vai perder
O emprego não sou eu,
Obviamente, será você.”


O Porteiro disse assim:
“Certo, vou definir isso
Cônscio do que eu fiz,
É claro, o Santo Espírito


É comigo e aclarar vai  
O meu intelecto ao falar
Com nosso Chefe Maior,
Obrigado, estou indo lá.”


Daí, o Porteiro chegou
Ditoso no Setor Pessoal
Para ouvir algo do Chefe,
Sem pensamentos maus.


Como o Porteiro chegou
Todo elegante e bonito,
A Segurança do Chefe
Maior desse Município,


Deixou o Porteiro entrar
Livre sem ser inquirido
Nada a respeito da visita,
Isso lhe deixou pensativo.


Daí, o Chefe avaliou bem
O perfil do Porteiro
Daquela nobre entidade,
E disse: “Companheiro,


Eu admiro muito sim,
A sua maneira de ser,
Você pôs o seu emprego
Em jogo, poderia perder.


Porém, por ser honesto
E muito competente,
Não vou lhe promover,
Pois, onde acharei gente


Que tenha o seu perfil?   
Também eu não posso
Aumentar o seu salário,
Por ser injusto negócio,


Claro, será contra a Lei.
Então, da minha parte,
Te darei um bom laurel
Para servir de destaque.


Porque, ainda eu sendo
Doutor, Perito e o Chefe,
Você deve obedecer sim
Ao seu Diretor, merece


Um bom destaque sim
A sua ação na Portaria
Da entidade onde você
Lida com amor todo dia.


E quando vou visitá-la,
Sou um visitante e devo
Ter permissão para eu
Então entrar. Percebo


Como Doutor, Perito
E ainda como o Chefe,
Que você agiu correto.
E quando não conhece


O Patrão e de repente
Ele chega, o Porteiro
Deixará o Patrão entrar
Sem informar primeiro


Ao Chefe da empresa?
Você está de parabéns,
Seu Diretor está seguro,
É só valorizar o que tem.”


Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMORIZAR COISAS VELHAS É NÃO TER ALGO NOVO PARA EXIBIR

  Mário Querino 26/04/2024 Ora, alguém inquiriu: “Escreves todo dia, Porém, tudo isso fica Na memória?” Só ria   Dessa pergun...