quinta-feira, 19 de setembro de 2019

QUEM QUISER ENGOLIR A INOCÊNCIA DE UM DOUTOR, QUE ENGULA, MAS O CAIPIRA DO DISTRITO DE BANANEIRAS PÕE GARFO NA GARGANTA PARA QUE NÃO PASSE NADA

Poeta Mário Querino 19/09/2019



Cada tempo em que eu
Analiso este meu espaço,
Ouço vozes e ainda vejo
Os vultos como pássaros


Que voam ao meu redor,
E como animais rugindo
Já querendo tragar sim
O Poeta Mário Querino.


Que não leva nada não,
Em consideração aqui,
Porque já está cônscio
De tudo que ouve por aí


E também de tudo
Que observa numa boa,
Sem julgar nesta Terra
A vivência das pessoas,


Porque todos já são  
Cônscios de tudo isso,
Até neste pé de serra,
O meu amado Distrito.


Às vezes uma vida pode
Ser complexa para mim,
Mas para seu possuidor
É muito feliz ser assim.


Então, se eu vejo que é
Uma vivência sofrida,
Mas para essa pessoa,
Amigo ou minha amiga,


É uma pura felicidade
Que tem nesta Terra,
E às vezes eu comento,
Sem ser no pé de serra


Assim tão feliz e igual
Ao amigo ou à amiga,
Com o seu jeito de ser.
Daí então, cada vida


Tem o direito de viver
E seguir o seu destino.
Então, não vou por ti,
Vai por Mário Querino?


Porque eu posso achar
Que você é uma pessoa
Muito ditosa na Terra,
E vive assim numa boa,


E ao mesmo tempo
Você dizer que sou feliz
Mais do que você aqui
Neste cantinho do país.


Então, cada cabeça
É um mundo que Deus
Fez e faz do pó da Terra.
Então, agora, sofro eu


Pelos meus malfeitos,
E também me regozijo
Pelo bem que eu faço
A mim e aos amigos


Sem interesse próprio,
Pois eu gosto de servir
E não de ser servido,
Por ser ciente que vivi


A ansiedade e loucura,
Já consciente que vou
A qualquer tempo ser
Pó, e graças ao Senhor.


E se eu fosse um cara
Cônscio que não iria
Voltar ao pó, e vivesse
Como eu mais queria,


Não seria gente aqui
Neste mundo tão louco.
Certamente, seria o cão
Correndo entre tocos.


Então, viva como você
Se acha feliz na Terra,
Se eu ver o sofrimento  
Em você no pé de serra,


Mas você é o cara feliz,
Que eu deixe você curtir
Até você aguentar sim,
Quando quiser desistir,


Vá para uma boa Igreja
Agradecer ao Senhor,
Por não ter morrido
Com a ideia de curtidor.


Por um tris, ainda não
Voltou ao pó, ó amigo,
Deixando parentes sim,
Tristes por ter perdido


O cara de Bananeiras,
Por causa de algo lícito
E ilícito que matam sim
Um cara deste Distrito.


Porém o que eu tenho
A ver com tudo isso
Neste meu pé de serra,
Meu querido Distrito?


Claro, nada não, nada
Não, nada não mesmo.
Então, para viver bem,
Eis aí o grande segredo:


Deixar os outros ditosos,
Conforme o seu gosto.
O mundo está aí assim,
Que frua feliz, disposto


E fazendo o que gosta,
Claro, já consciente
Sim do efeito de tudo
Que pensa sua mente,


Ouviram seus ouvidos,
Sentiu cheiro seu nariz,
Viram seus bons olhos,
Falou sua boca no país,


E por último praticou
As suas mãos algo sim,
Ninguém está inocente
Ao fazer algo tão ruim,


Após querer se explicar.
Então é melhor ouvir,
Cheirar, olhar, falar
E depois praticar aqui


Com garantia até o fim,
O que ouve, cheira, fala
Vê e pega com as mãos,
Claro, tudo está na cara.


E o que poderei fazer,
Se o gosto é da pessoa
Viver nesta Terra assim?
Vou me preocupar à-toa


Com uma vida que vive
No planeta Terra,
Conforme sua vontade?
Se no bom pé de serra


Eu não devo controlar
Nem os meus filhos,
Por já serem maiores
De idade neste trilho,


Imagina outra pessoa
Que jamais aceitará
Esta minha ideologia!
E com muita razão está,


Porque ninguém é robô
Neste planeta Terra,
Para ser controlado sim,
Penso neste pé de serra.


Porque já fiz um estudo
Com criança de 5 anos,
Pra saber sua inocência
Neste cantinho baiano.


Então eu dei uma vara
Para essa criança,
Depois eu lhe ordenei:
Vá bater com segurança,


Porque eu não deixarei
Aquele cara te bater.
Daí a criança correu
Para bater sim. Por quê?


Porque a pancada não  
Iria doer no seu corpo.
Mas eu gritei: Ei, para
Por que baterá o outro?


A criança respondeu:
“Porque você mandou.”
Claro, te mandei, então
Mandar agora eu vou:


Bata em você mesmo.
A criança objetou assim:
“Eu sou doido, ó cara,
Para bater em mim?


Dói muito a pancada.”
Daí então eu falei:
Quer dizer, que no cara
Não doeria? Agora sei


Que você já é cônscio.
Então, se uma criança
De 5 anos, é consciente,
Um Doutor na liderança,


É inocente do que faz?
Só besta engole isso
Caladinho numa boa,
Não o caipira do Distrito


De Bananeiras, terra boa
Que exporta gente
Amorosa, observadora,
Sabida e inteligente.


Mário Querino – Poeta de Deus    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMORIZAR COISAS VELHAS É NÃO TER ALGO NOVO PARA EXIBIR

  Mário Querino 26/04/2024 Ora, alguém inquiriu: “Escreves todo dia, Porém, tudo isso fica Na memória?” Só ria   Dessa pergun...