quinta-feira, 12 de setembro de 2019

QUEM OUSA DIZER QUE TEM PIOR CASTIGO QUE O MENOSPREZO?

Poeta Mário Querino 12/09/2019



A minha mãe já dizia:
“O desprezo é o pior
Castigo pra gente dar,
Não carece deixar só.”


Claro, já fiquei entre
10.000 pessoas sim,
Segundo a Polícia
E quem disse a mim.


Porém, na verdade,
O recinto era outro,
Claro, tinha de tudo
E mais um pouco


Do que eu quisesse
Ter naquele tempo.
Mas fiquei solitário,
Com o pensamento


Querendo sair sim
Desse festivo espaço.
Daí, eu me encostei
E inquiri: O que faço  


Se nesta hora não há
Nenhum transporte
Para me conduzir até
Ao Distrito? Foi forte


Essa grande dor sim
Na solidão da vida
Do cara observador,
Vê amigos e amigas


Usando isso e aquilo,
E eu ali encostado.
O desprezo é castigo,
Ainda tendo do lado


Alguém que não vai
Ter olhar atravessado,
Mas a gente se acha
Assim menosprezado.


Até Jesus que susteve
Todo tipo de tortura
Sem rezingar de nada,
E ao ficar nas alturas


Pendurado numa cruz,
Gritou com desespero:
“Eli, Eli, lamá sabactânia!”  
Ora, Deus saiu primeiro,


Para Jesus então sofrer
A dor do menosprezo.
Não tem pior castigo...
É a chave do segredo.


Então o desprezo atua
Entre 10.000 pessoas,
Basta ficar num espaço
Sem oferecer coisa boa.


Assim acontece no lar
Quando a coisa não vai
Muito boa entre os 2,
O clima começa e se faz


Realmente, complexo
Que ainda sendo os 2
Numa mesma casa
A solidão vem, depois


A dor do menosprezo
Deixa a pessoa assim,
Sem vontade de viver
E sofrendo até o fim.


Então a minha mãe
Tinha sim um motivo
De apontar o desprezo
Como o pior castigo


Que alguém aqui tem.
Então, é melhor ficar
Só do que desprezado
Por 10.000 pessoas lá


Num ambiente festivo.
Ora, só não devo ficar
Desprezado de Deus,
Pois não vou aguentar


A dor do desprezo não.
Não é justo a gente
Menosprezar alguém,
Mas se alguém sente


Na vida que é melhor
Entre nós nesta Terra,
Ficará sim desprezado
No amado pé de serra.


Claro, Jesus suportou
Todo tipo de tortura,
Mas com o desprezo
Gritou com toda altura:


“Deus meu, Deus meu,
Por que me desamparaste?”
Não penses em abandono,
Por mais fácil que aches


Que tudo ocorrerá bem.
Porém, no futuro vais
Pagar um alto preço,
Ainda recorrendo ao Pai.


Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMORIZAR COISAS VELHAS É NÃO TER ALGO NOVO PARA EXIBIR

  Mário Querino 26/04/2024 Ora, alguém inquiriu: “Escreves todo dia, Porém, tudo isso fica Na memória?” Só ria   Dessa pergun...