quinta-feira, 24 de setembro de 2020

ESCOLHER UM LÍDER JUSTO NÃO É FÁCIL, MAS AS SUAS ATITUDES DEMONSTRAM QUEM ELE É

 

Mário Querino 24/09/2020


Em sonho eu tive sim

Um conselho excelente

E por amor aconselho

A esta querida gente.

 

Então, eu dormi as 23

Horas ao lado de Marisa

Minha amada Varoa,

Mulher da minha vida.

 

Daí em sonho alguém

Me falou: “Com que eu

Compararei a Política?

Ora, em nome de Deus,

 

Compararei com a Filha

De um homem integro

Que trabalha debaixo

De sol e chuva, distinto,

 

Responsável e que tem

Grande fé no Senhor,

Durante os seus dias

Que precisam do labor

 

Desse senhor que lida

Com a expectativa

De ser próspero e feliz

Com a Varoa querida.”

 

Daí eu perguntei sim:

O que já me explicas

Sobre esta parábola

Da boa Filha e Política?

 

Então, alguém disse:

A Filha chega a flor

Da idade, e pretende

Arranjar um amor

 

Pra viver ao seu lado

Lhe dando carinho sim,

Ternura e felicidade.

Mas mãe dizia a mim:

 

‘Ninguém tem a estrela

Na testa, para saber

Quem é bom ou ruim,

Porém, pelo seu viver

 

Todo mundo conhece

O rapaz ou a donzela.’

Então, o senhor justo

Sempre falava pra ela:

 

Filha, já conheces bem

Esse cara que está sim,

Te apaixonando aqui,

Mas já pensaste o fim

 

Do teu relacionamento

“Amoroso” com o cara?

Se ainda não pensaste,

Teu pai agora declara:

 

Se ele tem esse porte

Quando quer conquistar

O teu amor sincero,

Pensa, quando se casar

 

Contigo! Será que vai

Ser um pai de família

Responsável até o fim?

Será que a sua trilha

 

Sem fazer nada te dará

Felicidade e respeito?

Achas que, sem labor

Alguém viverá satisfeito

 

Ao lado duma querida?

Será que só de amor

Um casal sobreviverá

Na terra que o Senhor

 

Fez pra gente cultivar

E ter o pão de cada dia

Sem precisar mendigar?

Será que, terás alegria

 

Ao lado de teus filhos

Que virão no teu lar?

Então, ó minha Filha,

Trabalhei pra te formar

 

Debaixo de sol e chuva,

E nunca te maltratei,

Sempre te amei e amo,

Porém, eu não pensei

 

Em mim, e sim, em ti,

Porque já estou idoso,

Tu és uma moça linda

E admirada pelo povo,

 

Mas eu já estou vendo

Teu grande sofrimento,

No futuro, pois quem

Não estuda, no tempo

 

Da juventude, pode ter

Muitas dificuldades,

Pois o ser humano está

Tendo boa criatividade,

 

E quem não estudar,

Certamente, vai passar

Precisão, porque não

Vai mais acompanhar

 

O Sistema Informático,

Tecnológico e Científico.

E o que será, ó Filha

Da sua vida no Distrito,

 

Ao lado desse cara que,

No tempo da conquista

Vive desse jeito sem

Fazer nada? É bonita

 

A cara, é encantador

Das meninas, mas há

Um grande problema

Que no futuro te fará

 

Chorar arrependida.

Mãe sem brincadeira

Sempre dizia: ‘Quem

Não lida só faz besteira.’

 

Assim, vejo a Política.

Se o Candidato é assim

Cheio de artimanhas

Agora, imagina no fim.

 

Ele terá a integridade

Quando se assentar

Nessa Cadeira supina,

Para então representar

 

O Município, ou Estado

Ou até mesmo o País?

Se a sua conduta é sim

De gente que nunca quis

 

Ser uma pessoa justa

Diante do Senhor Deus

E nem deste povo

Que sempre aqui viveu.

 

Achas que um político

Com essas atitudes:

Põe o povo para brigar

Não tem a boa virtude

 

Para poder representar

Como líder de um povo,

Que precisa de exemplo

Para conviver com gozo,

 

Alegre, com paz e amor,

Tem condições de ser

Um representante lícito,

Pra feliz este povo viver?

 

Ora, um político assim,

Só envergonhará o povo

E tintim por tintim

Todos perderão o gozo,

 

Porque seus preceitos

Não é de Chefe justo.

Eu não estou julgando,

Quem julgará é público.”

 

Daí eu me acordei sim

E já resolvi descrever,

Pra todo mundo notar

O político, ao escolher.

 

Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...