quarta-feira, 23 de setembro de 2020

QUAL DIFERENÇA ENTRE DINHEIRO PÚBLICO E PRIVADO, PARA NÃO LIDARMOS COM O MESMO PRAZER?

 

Mário Querino 23/09/2020


 

Quando vamos fazer algo

De grande necessidade,

Visamos que os operários

Tenham muita habilidade

 

Para tudo andar rápido.

E a despesa ser curta.

E quando vamos realizar

Uma obra que é pública,

 

Já queremos passar sim,

Uma vida inteira lidando,

Sobretudo no Distrito,

Amado cantinho baiano.

 

Agora, eu indago assim:

Quando nós cobramos

Algo do Gestor público

Neste cantinho baiano,

 

Não deveríamos cobrar

Antes a nós mesmo?

Então, hoje queria saber

De todo este segredo.

 

Será que o pagamento

Do Setor Público é pior

Do que do Setor Privado,

Ou por que é melhor?

 

Será que a consciência

Não acusa nossas vidas

Que já sabendo de tudo,

Ficamos visando na lida

 

Para esse tempo passar

E nós auferirmos Grana

Durante um mês de lida,

Que custaria a semana?

 

Será que essa atitude

Não é uma putrefação

Em nossas vidas aqui

Sobre este bom Chão?

 

Por que cobramos sim,

De um Gestor por ser

Chefe sem habilidade,

Se o funcionário é você,

 

E pode ser eu também?

Então, antes de cobrar

Dum Gestor, faria bem

Com atenção observar

 

Quem “Cozinha Galo”,

Como dizia meu pai

Ao ver um trabalhador

Conversando demais

 

Num setor de trabalho.

É claro, um Professor

De Matemática jamais

Deve estar no seu setor

 

De trabalho, resenhando

Sobre os namorados

Que as alunas adquirem

Nas festas do povoado,

 

Pois é fora do contexto,

Matemática é convívio  

Com números implexos

E pode tirar o sentido,

 

Por ser Ciência exata.

A minha mãe dizia assim:

“Cada macaco no seu galho.”

Quem trabalha até o fim

 

Com números, confunde

Alunos na comunicação,

Caso use outras ideias

Que não estão no padrão.

 

Eu falava muito do meu

Pai Antônio Pereira,

Porque antes de enfiar  

Postes na cerca inteira

 

(Quer dizer, as puxadas,

Como conhecemos aqui

Ao fazermos uma cerca),

Já estendia o arame. Vi

 

Que meu pai tinha gosto

No trabalho que fazia.

Mas só hoje eu percebo

Que, o labor com alegria

 

Faz a gente esquecer

As dificuldades e sair

Para encarar o trabalho,

Que temos sempre aqui

 

Para ganharmos o pão

De cada dia na Terra,

Sobretudo em Bananeiras

Meu bom pé de serra.

 

É claro, quem trabalha

O Senhor Deus ajuda,

Som testemunha ocular,

E comento sem dúvida.

 

Agora, só não entendo

O motivo de servidor

“Cozinhar Galo” assim,

Como meu pai já falou

 

Quando via um servidor

Desanimado no espaço

Do trabalho com a foice

Debaixo do seu sovaco,

 

E ainda conversando até

Demais com os outros.

Por exemplo: uma roça

Tem a ver algum pouco

 

Sobre futebol europeu?

Não seria melhor falar

Quando estivesse sem

Fazer nada, ou ao parar

 

Para descansar depois

Do almoço? Então eu vi

Que meu pai tinha gosto

No trabalho, e descobri

 

Que ele conversava sim,

Contudo com a boca,

E não com as mãos,

Se parasse sereia pouca

 

A sua produção, e meu

Pai gostava de produzir,

Afinal de cotas, gerou 13

Filhos na minha mãe aqui...

 

Meu pai não perdia hora

Sentado nas calçadas

Falando de futebol,

Às vezes ele se assentava,

 

Porém para bate-papo

Com amigos que tinham

Os mesmos objetivos.

Isto vejo na vida minha,

 

Eu não gosto de perder

Tempo, porque o Tempo

É precioso para mim,

Sou como vela no vento,

 

Qualquer hora eu posso

Me apagar, e o que eu

Deixei no planeta Terra

Para filhos e netos meus?

 

Como não posso deixar

Fazendas nem Dinheiro,

Dou Sabedoria e exemplo

Bom o tempo inteiro.

 

Pois quem ama quer ver

Seus filhos, noras, netos,

Bisnetos e até a quarta

Geração com o sucesso.

 

Então, ainda que seja

Público nosso trabalho,

Não achemos que só é

Um quebra-galho

 

Para podermos passar

Apenas um chuva.

Isso não deve acontecer,

Ajo por amor, sem dúvida.

 

Seja num setor privado

Ou seja, no setor público,

Ou mesmo voluntário,

Em todos tenho custo.

 

Só não devo ficar aqui

Sem fazer nada, o sábio

Ocupa a mente, “Mente

Vazia é Oficina do Diabo”

 

A minha mãe Gildete

Já me dizia tudo isso.

Então, eu trabalho sim,

Em nome de Jesus Cristo.

 

Tem funcionário público

Que não quer fazer nada

No setor, e tira o couro

De servidor em sua casa.

 

Qual razão de ser assim?

Achas que Deus se sente

Ditoso com essa atitude

Que tem essa gente?

 

 Mário Querino – Poeta de Deus  

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...