sábado, 29 de janeiro de 2022

A VIDA É CRUEL E OFERECE TRABALHO ÁRDUO, MAS PARA QUEM QUER VIVER BEM, HÁ OPORTUNIDADE, BASTA RALAR COM AMOR E FÉ, MORMENTE EM DEUS

 


 

Mário Querino e D. Marisa 19/01/2022


Os afazeres não ficam

Para trás, quando não

Há preguiça na gente.

No dia de folga, então,

 

Procuramos fazer algo

Para ocupar a mente.

Isto faz bem pra vida

Que deve ir em frente.

 

Então, hoje, sendo dia

De sábado, a gente

Não presta serviço não,

Remunerado, sempre

 

Fazemos o melhor sim,

Pra gente ou voluntário

Para gente que confia

Num lavor sem salário.

 

Ora, depois que rocei

Uma parte da Chácara

Santa Maria, fomos

Sim, cheios de graças

 

Caçar ouricuri na área

De meu cunhado João,

Que fica bem defronte.

Com júbilo e satisfação

 

Voltamos com 2 cachos

De ouricuri verdinho.

Obviamente, D. Marisa

Fará seus geladinhos.

 

Quando eu era criança,

E vivia na casa de meus

Pais, juntamente com

10 irmãos (e só Deus

 

Para dar calma a mãe).

11 filhos, 7 machos

E 4 fêmeas ali dentro

Dum pequeno espaço,

 

Onde a gente brincava,

Brigava e afligia a alma

De nossa querida mãe,

Que com muita calma

 

Cuidava bem de todos.

Era tanta gente na casa,

Que até fiquei louco,

A ponto de fugir. Nada

 

Eu conseguia fazer não,

Porque meu pai lidava

Na roça e a minha mãe

Não podia sair de casa,

 

Pois tinha um montão

De buguelos pra privar

Minha mãe de sair sim.

D. Dedé neste lugar

 

Sofreu uma forte úlcera

Na perna, que não saiu

Até que ela virasse pó,

Ainda assim, cumpriu

 

A sua missão como mãe,

E dona de casa, ela deu

Conta do recado, isto

Com as graças de Deus.

 

Então, voltando o caso

Do ouricuri, mãe não

Fazia geladinho, por

Não ter esta condição

 

Que tem a D. Marisa.

Porque nesse tempo

Não tinha triturador

Nem no pensamento,

 

E não tinha geladeira

Boa. O que mãe fazia

Com o ouricuri verde?

Meu pai Toinho trazia

 

Um cacho de ouricuri

E mãe Dedé cozia sim,

Quebrava, feliz tirava

E tintim por tintim

 

Enfiava uma boa linha

Em cada bago. Daí

Fazia um bom rosário

Do gostoso ouricuri.

 

Como eu era votado

Para Igreja, eu botava

No pescoço com gozo,

E daí comendo ficava,

 

Até eu comer o último

Bago que estava sim,

Pendurado na linha.

D. Marisa faz pra mim

 

Geladinhos gostosos,

E isto traz recordação

De minha mãe Dedé,

Que já sofreu no Chão

 

Onde eu nasci, cresci

E vivo ditoso da vida

Ao lado desta Mulher

Intitulada D. Marisa.

 

Ora, quem acha que

É fácil conseguir algo

Lícito sem ralar aqui,

Está sim, enganado.

 

Pois nada cai do Céu,

A não ser as graças

De Deus. Achas que

Eu faria esta Chácara

 

Santa Maria de braços

Cruzados e a boca

Aberta só esperando

Cair algo na hora certa?   

 

Eu estaria bem lascado

Com esta área cheia

De mato, e D. Marisa

Falando da vida alheia

 

De calçada em calçada.

Mãe dizia sem dúvida:

“Quem trabalha Deus

Sempre ajuda.”

 

Mário Querino – Poeta de Deus  

 

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...