quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

SE SOGRA É ASSIM TÃO RUIM, POR QUE QUEREM MAIS DO QUE UMA?

 


 

Mário Querino 13/01/2022


Às vezes a gente entra

Em questão por nada,

E desejo então revelar

A realidade à moçada.

 

Então um cara estava

Falando mal da sogra,

Por não apoiar não,

Seu jeito, e isto dobra

 

A ira contra sua sogra.

Daí então na conversa,

Não como intruso não,

Porém, como Poeta,

 

Eu participei sim, bem,

A fim de defender

A mãe de minha Varoa

Que, com bom prazer

 

Se casou com um cara

Pobre para conceber

Uma filha que também

Ficou 9 meses sem ver

 

A luz do Sol, a claridade

Da Lua e a escuridão

Da Noite, que havia sim

Na Fazenda Riachão,

 

Ainda pesou muito sim,

Dentro da boa barriga

De sua mãe, que deu

O pseudônimo Marisa.

 

Daí então eu indaguei:

Ora, achas que sogra

É uma pessoa má sim,

Mas tens até de sobra,

 

Pois na Lei do Senhor

Nosso Deus, devemos

Ter somente 1 sogra,

E povo já está vendo

 

Que tu tens mais de 5,

E a que faz ruindade,

Tem razão de intervir

Na vida. Em verdade,

 

Em verdade tua sogra

Tem desgosto de tu,

Por ter muitas sogras

Na terra de Pindobaçu.

 

Então, estás falando

À-toa, se não fosse não,

Boa a sogra, tu terias

Tantas assim, ó irmão?

 

Agora, eu te pergunto:

Tu como sendo sogro,

Gostaria de ver a filha

Cada dia com um novo

 

Sogro e nova sogra?

Então, se quero ter

Respeito em casa, eu

Devo também viver

 

Respeitando a casa

De meus ternos irmãos.

Ora, assim como amei

Minha mãe de coração,

 

Eu amo a minha sogra,

Por ser mãe de Marisa,

Que tirou da loucura

Este cara, dando vida

 

Boa e cuidando sempre

Com amor e por amor

A este cara que foi

Muito louco e sofredor.

 

Então o homem é livre

Pra ter até 700 esposas

E 300 concubinas, como

O rei Salomão. Pousas

 

Com elas de coração?

Onde está o sentimento

Pela que te ama sim

De alma e pensamento,

 

E te faz tudo que for

Preciso fazer para ti?

Então, pare um pouco

E comece a refletir.

 

Certamente, somente

Quem ama de coração

Tem o prazer de fazer

O melhor pra ti, irmão.

 

Por isso amo a minha

Sogra, e reconheço

Que ela sofreu muito,

Pagou um alto preço

 

Pra dar à luz a Mulher

Que entrou na vida

Deste cara com amor

E por amor. É, Marisa

 

Já me conhece sim,

Um pouquinho aqui

Em Bananeiras, mas

Quando eu partir,

 

Ela conhecerá melhor.

Pois mãe dizia outrora:

“Quer ser bom? Morra

Ou vá se embora.”

 

Isto já aconteceu sim,

Com o Senhor Jesus.

Quando vivia na Terra

Pregaram Ele na cruz,

 

Agora, depois que Ele

Já foi se embora

Morar com Deus Pai,

Todo mundo dá glória.

 

Então, sogra tem sim,

Motivo para ser ruim,

Pois se o cara quer

Ficar tintim por tintim

 

Procurando sogras,

Obviamente, não vai

Gostar a verdadeira

Que gastou demais

 

Pra fazer casamento

Confiando no marido,

De sua filha, e agora,

Vendo tudo perdido.

 

Então meu jovem,

Quando for escolher

Uma garota, procure

Uma que ame você

 

E você a ame também.

Só assim você terá

Uma sogra que vai

Pra sempre te elogiar.

 

Esta é a visão poética

De quem tem respeito

Pela Família alheia,

Mas vivas do seu jeito.

 

Mário Querino – Poeta de Deus   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...