sábado, 8 de janeiro de 2022

NÃO FAÇA NADA ESPERANDO ELOGIOS, POIS MINHA MÃE DIZIA: “NÃO VÁ ATRÁS DE BORBOLETAS, MAS FAÇA O JARDIM QUE ELAS VEEM.”


 

Mário Querino 08/01/2022

Nós temos que fazer

Melhor nossa parte,

Não somos coagidos

Mostrar o destaque.

 

Quando projetamos

Algo nesta boa vida,

Não devemos obrigar

Alguém amar a lida.

 

Pois o melhor é ter

Consciência tranquila,

Se alguém elogiar é

Bom, se não, adquira

 

A fama pelo que faz,

Ao oposto, ninguém

Vai apreciar algo não,

Sem fazer também

 

Algo neste planeta

Intitulado Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra,

 

Onde eu ganhei sim,

A minha terna vida,

Para agora, já velho,

Seguir com D. Marisa.

 

Ora, quem vive atrás

De ser elogiado aqui

No planeta Terra,

Nunca vai conseguir,

 

Pois sempre quando

Fazemos algo é a fim

De tomar a posição

Do colega, vejo sim,

 

Entre os grupos, aqui

No planeta Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra

 

Intitulado Bananeiras,

Onde fica a Chácara

Santa Maria. Então é

Bom viver com graças,

 

Mas, porém, contudo,

Não fazemos nada,

A não ser pra mostrar

A coisa que é forçada

 

Fazer. Isto não é bom,

E nem fará sucesso

Durante nosso labor,

Porque o mais certo

 

É você fazer sua obra

Como se deve fazer,

E quem vai te elogiar

É o povo, e não você.

 

Por acaso, você quer

Ser elogiado, já fique

Cônscio que deve ser

Servidor, e não existe

 

Neste vasto planeta

Intitulado Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra,

 

Quem quer ser servido

Chegar a ponto de ser

Elogiado. Pois o elogio

É para quem ama fazer

 

Alguma coisa na Terra,

Onde ganhei esta vida

Para viver assim bem

Ao lado de D. Marisa.

 

Só há duas visões sim,

Que o povo já espera

Numa pessoa que

Nasce e vive na Terra:

 

Falar mal por ser ruim

Ou bem por ser bom.

E a tendência é falar

Mal sim, já é um dom.

 

Eu não falo mal não

De mim, só de outros,

Porque não sou besta

E nem sou mais louco.

 

Eu já sei que sou só

Para falar de outros,

São muitos que falam

De mim com gosto.

 

Então, devo mostrar

Que o elogio é para

Quem faz algo mais,

E não para um cara

 

Que fica na calçada

Com a boca aberta

Contando piada. Quer

Elogios? Se sai dessa.

 

Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...