terça-feira, 25 de janeiro de 2022

O EXAME PSA, PRESTA OU NÃO PRESTA? PERDI MEU TEMPO EM FAZER?

 


 

Mário Querino 25/01/2022

Hoje à tarde recebi

O exame que eu fiz

No mês passado sim,

Agora já estou feliz

 

Porque já mostrarei,

Ao Médico analista,

Pra ele ver como vai

Indo, e como já fica

 

Esta minha próstata.

Independentemente

De qualquer situação

Eu seguirei contente.

 

Qualquer resultado

Que o exame exibir,

Eu já estou cônscio

E pronto pra admitir.

 

Então, como já estou

Com quase 60 anos

De idade no Distrito,  

Meu cantinho baiano,

 

Qualquer implicação

Não será novidade,

E aceito como prova

E incidente da idade.

 

Sei que eu sou sim,

Como um motor,

Que quando novo,

Dá força ao trator,

 

Mas quando velho,

O tratorista começa

Empurrar pra poder

Ligar, põe as peças

 

De arame, pedaço

De madeira e tudo

Que for preciso pôr,

Mesmo sem estudo

 

Mecânico, cientifico

E tecnológico. Assim

É o meu velho corpo,

Cada dia é mais ruim.

 

Porém, vou vivendo

Fazendo exame sim,

Até eu não aguentar

E chegar o meu fim.

 

Ora, alguém já pode

Fazer a perquirição:

“PSA, é um exame

Que não há provação,

 

O certo é sim o toque,

Por que ainda não fez

Pra aferir a próstata?”

O que objetar a vocês?

 

Simplesmente só isto:

Se o PSA não presta,

Por que o Governo

Paga técnicos nessa

 

Área, pra coletar sim,

Sangue dos homens,

A fim de fazer exame

Com este bom nome,

 

“PSA”? Não seria sim,

Grande gasto à-toa,

Com os profissionais

Que trabalham na boa,

 

A fim de ver homens

Saldáveis na Terra,

Sobretudo aqui

No meu pé de serra

 

Titulado Bananeiras,

Onde eu nasci, cresci

E vivo com D. Marisa,

Desde quando eu a vi

 

Na festa de setembro,

Que é congratulada

A Santa Efigênia,

Padroeira bem amada

 

Do povo do Distrito  

De Bananeiras, meu

Lugarejo de berço,

Onde o Senhor Deus

 

Me deu vida árdua,

Mas enfaixa feridas,

Dá ânimo e pujança

Ao lado de D. Marisa?

 

Ora, agora, desculpe

A minha expressão:

Seria uma burrice,

Se PSA fosse ilusão.

 

Para que o Governo

Gastar tanto assim,

Em exame que não

É garantido ou ruim?

 

Por que o Governo

Não usa esse pacote,

Que tem tanto valor

E faz exame de toque,

 

Que segundo o povo

Fala que os médicos

Recomenda o exame

De toque, e técnicos

 

Busquem outra coisa

Para fazer, pois estão

Perdendo seu tempo

Nesse exame em vão.

 

Mário Querino - Poetar de Deus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...