sábado, 3 de setembro de 2022

QUER REMOER O PASSADO, REMOA, MAS LONGE DE MÁRIO QUERINO

 


Mário Querino 03/09/2022

 

Ora, pra que já serve

O passado para mim

No meu bom Distrito

De Bananeiras sim?

 

Admito que pra nada,

A não ser, para viver

Sofrendo duas vezes.

Então, se eu esquecer,

 

Será a melhor coisa

Que Deus dá aqui

No planeta Terra,

Onde eu sempre vivi

 

O presente e penso

No futuro com ledice.

Ora, o passado só vai

Deixar a gente triste,

 

E é nada mais do que

O que o coração faz

Onde eu nasci e vivo

Deixando para trás

 

O que na vida se foi.

Agora me lanço sim

Para frente com fé,

E tintim por tintim

 

Observo minha vida

Neste planeta Terra,

Sobretudo no Distrito,

Amado pé de serra

 

Titulado Bananeiras,

Onde eu nasci, cresci

E vivo com a Mulher

Que há 40 anos eu vi

 

Numa festa religiosa

Que aconteceu sim

Em 1982. Essa jovem

Via tintim por tintim

 

Os rapazes na Festa,

Daí se deparou sim,

Comigo e ficou toda

Apaixonada por mim,

 

Ora, eu era boêmio,

É óbvio, sonhador,

A Jovem Maria José

Confiou o seu amor

 

Em minha pessoa,

Ainda não era não,

Louco no Distrito,

Mas o seu coração

 

Amou com verdade

E expectativa sim.

Mas depois me veio

A loucura, pra mim

 

Saber, se realmente,

A Jovem Maria José

Tinha este amor

Que revelava com fé

 

Para com este cara.

Todas deixaram sim

O boêmio estático.

Maria José até o fim

 

Procurou me amar,

Ainda entre altos

E baixos e abusões,

Não saiu dos braços

 

Do boêmio sonhador.

Agora, após 40 anos,

Deus viu que Maria

José, está amando

 

Em espírito e verdade

O seu velho e louco,

Abre a porta do Céu

E com muito gosto

 

Derrama benção sim,

E avisa: “Não deixem

A simplicidade, vivam

Bem, não se queixem,

 

Porque o pior já foi,

E o que vier, já é sim,

Por causa da velhice,

Acreditem em Mim,

 

Pois dou inteligência

Ao louco e perturbo

O sábio. Por isso já

Façam seus estudos

 

E andem fiéis a Mim.”

Ora, o que me dará

O passado, se vivo

Só o presente? Vá

 

Quem quiser viver,

Porque eu tenho sim,

Muito o que ainda

Fazer até o meu fim.

 

Ora, afinal de contas,

Não sou nenhum baú

Para nutrir algo velho

Aqui em Pindobaçu.

 

Deus disse por meio

De São João Paulo II,

O Papa que ficou sim

Na Vida do Mundo:

 

“Não se preocupe

Com suas falhas,

No que tentou fazer.”

A gente se atrapalha

 

E faz sim besteiras.

O Papa quis ensinar:  

“Mas no que ainda

É possível realizar?” 

 

O Profeta Isaías disse

Inspirado por Deus,

Claro, pelos anos 740

A. C., e agora cito eu:

 

“Não deveis ficar

Lembrando as coisas

De outrora.” Então,

Eu seria gente doida

 

Se vivesse o passado,

Se tenho o que fazer

No presente aqui,

Com amor e prazer.

 

Profeta Isaías seguiu

Com sua Palavra sim,

Inspirada por Deus,

Que já chega a mim:

 

“Nem é preciso ter

Saudades das coisas

Do passado. Eis que

Estou fazendo coisas

 

Novas.” Há o adágio:

“Quem em um beco

Apanha duas vezes

É besta.” Não perco

 

O tempo remoendo

O meu passado não,

Porque o Apóstolo

Paulo já falou então:

 

“Esquecendo-me

Do que fica para trás.”

Então, faço isso sim,

Para não ver Satanás

 

Tentando me iludir.

E o Apóstolo Paulo

Prosseguiu falando

Para dar algo raro

 

Aos que não querem

Conviver feitos baús,

Neste planeta Terra,

Inclusive Pindobaçu:

 

“E avançando para

O que está adiante,

Corro em direção

À meta.” Ora, avante

 

Eu vou com muita

Alacridade, sem ter

Nenhuma saudade

Do que já fez sofrer

 

O meu corpo, alma

E também o espírito.

Então, eu já aprendi

Com Jesus Cristo:

 

“Quem me rejeitar

E não acolhe as minhas

Palavras, já tem quem

Vai julgá-lo.” Eu tinha

 

Muita paixão neste

Vasto planeta Terra,

Sobretudo no Distrito,

O amado pé de serra

 

Titulado Bananeiras.

Mas aprendi a viver

Melhor sim na Terra,

O que faço? Não ver

 

Pelo retrovisor não,

Mas pelo para-brisa.

Não sou contra quem

Remói coisas antigas,

 

Eu que não remoerei,

Pois quando eu era

Um boêmio fui sim

Rejeitado na Terra,

 

Imagina hoje, velho

E todo sem encanto.

E o que devo fazer

Viver feliz no canto

 

Com quem encarou

A minha loucura

No auge desta vida,

Que deu e dá ternura

 

Até o momento sim.

O que eu tenho mais

Aqui é a estratégia

Para driblar Satanás,

 

Que lançou traições

Sobre mim na Terra,

Sobretudo no Distrito,

Amado pé de serra.

 

Mas como dei uma

Voltinha por cima,

O passado quer jogar

Algo e ver minha sina,

 

Novamente dentro

Do mais profundo

Poço que ainda está

Aberto no Mundo.

 

Agora, já sou cônscio,

Não sou mais boêmio,

Eu já usarei é piscina,

Que virá como Prêmio.

 

Então, aqui já está

Conceito nordestino,

E o passado já fique

Sem Mário Querino.

 

Mário Querino – Poeta de Deus   

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...