sábado, 18 de agosto de 2012

BIOGRAFIA




MÁRIO (Antonio) QUERINO (da Silva) nasceu em 10 de abril de 1962, em Bananeiras, Pindobaçu - BA. É formado em Magistério, mas não exerce a função.
Realiza inúmeras atividades. Atualmente no Colégio Municipal Telésforo Silveira de Menezes é um ótimo porteiro, atende a todos com gentileza, um excelente jardineiro, sempre embelezando o ambiente escolar.
Contudo, destaca-se mesmo é como compositor de poesia. Pois é sua paixão. Autor de 33 livros encadernados. Até aos 18 anos de idade não compunha poesia e estudou em Antônio Gonçalves – BA, cursando a Série, a Professora de língua portuguesa, Marisa, pediu a turma para fazer uma redação. E ele automaticamente sugeriu: “Vamos fazer poesia?” Ele fez sua poesia e leu para a turma, todos se apaixonaram com aquela poesia, sentiu que aquele momento foi um despertar de Deus para executar esse dom.
Quando criança sentiu desejo de “saber ler” e impulsionado pelo sonho de um dia ser doutor, foi para São Paulo, já em sua fase adulta, com pouca experiência de vida, foi mal interpretado, e por falta de oportunidade, não pode dar seguimento aos seus sonhos, tendo que retornar à sua terra natal.
Casou-se com Maria José Galvão da Silva (Marisa, não a Professora) no ano de 1988, desta união nasceram 02 filhos, Alejandro Cis Galvão da Silva e Acaz Ido Galvão da Silva.
No período que passou em São Paulo, compôs várias poesias relacionadas com a vida dos vaqueiros e depois não parou mais.
Um belo dia teve a ideia de enviar suas poesias à Rádio Caraíba a qual divulgou bem seus trabalhos, mais tarde deu continuidade enviando às emissoras de TVs e outras redes de comunicação, como: Radio Nuporanga FM 98, Rádio Paiaiá FM e outras mais.
Hoje até autoridades mundiais recebem suas poesias como é o caso do Santo Padre (Papa), Presidente da República e outras autoridades estaduais e municipais, tendo sempre retorno de suas correspondências. Ele é sempre solicitado pelos alunos e outras pessoas da comunidade para compor alguma poesia relacionada com algum tema que vão abordar. Recebe homenagem pela comunidade que reconhece seu trabalho. Seu sonho é lançar um livro no mercado e vê suas poesias sendo lidas por alunos em sala de aula através dos livros didáticos.
Suas inspirações estão sempre vinculadas com acontecimentos da atualidade ou do futuro. Gosta muito de leitura e nos deixa dicas para compormos poesias: ler muito, não ter preguiça, usar sempre a Bíblia e o Dicionário, procurar palavras com rima e ter humildade de pedir opinião alguém sobre poesia.
Como pessoa é bem humorado, pontual, trabalhador, sensível aos acontecimentos da Natureza e bem familiar. Resumindo, um bom cidadão brasileiro.  

(Redigida por alunos do CMTSM – Colégio Municipal Telésforo Silveira de Menezes, com a ajuda da Professora Laura Carneiro)



Poeta Mário Querino 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONTEM, ANTHONY GALVÃO CHEGOU FELIZ NA CHÁCARA SANTA MARIA

  Ontem, no seu carrão Chegou meu netinho Anthony, obviamente, Com o seu papaizinho   Alejandro Cis. Foi sim, Tempo de felicidad...