segunda-feira, 10 de novembro de 2014

MUDE O SEU COMENTÁRIO VIL SOBRE A NOSSA EDUCAÇÃO

Poeta Mário Querino 10/11/2014


Tem algo errado respeito
Ao falar sobre a Educação.
Eu fiz um estudo satisfeito
E não vi nenhuma razão


Para alguém falar tão mal
Da nossa Educação assim.
Pois o nosso profissional
Ainda continua até ao fim.


Se a Educação está mal,
O problema não está
No Governo Federal,
Mas em quem quis parar


De trabalhar com gosto.
Há mais de 25 anos
O Professor era de pouco
Saber no cantinho baiano.


Minha esposa era Professora
E somente tinha a Série
Do primário, a sua Diretora
Só tinha o Grau. Sopese


A nossa Educação de agora
Que em nossa entidade
Só há professores da hora,
Com o curso de Faculdade.


Dá-nos a entender bem
Que a Escola está melhor,
E mais capacitados já tem.
Como dizer que está pior,


Se continuam os mesmos
E com mais formação?
Para descobri o segredo
Precisa de uma boa visão,


Notar se os profissionais
Perderam a sua coragem
E se acomodam demais,
Passando essa vil imagem.


Isso não é uma culpa não,
 Do Governo Federal.
Se está mal a Educação,
Notemos cada profissional.


Você pode pensar assim:
“O Professor ganha mal,
Como lidar feliz até ao fim?”
Esta pergunta é essencial.


A minha esposa ganhava
1/3 do salário mínimo,
No entanto, ela lecionava
Feliz no cantinho nordestino


E ninguém falava tão mal
Da nossa Educação assim.
Por que hoje o profissional
Não ganha tão ruim,


De fato, tem boa formação
E todo mundo relata
Que a nossa Educação
Está tão mal e assim fraca?


Está tendo algo errado sim,
Seja vindo do lar
Ou o mundo já estar no fim.
Se a nação não mudar,


Governo nenhum dará jeito.
Então mude seu comentário
A Educação vem de berço,
Vejo isso o mais necessário.


Quando eu era adolescente
Viajava 9 km a pé
Satisfeito e bem contente,
Obviamente com muita fé


De chegar ao bom Ginásio
Para estudar, sem merenda
Ficava até 12 horas, atraso.
Você agora me entenda


Porque assim eu comento.
Hoje os alunos têm agrado,
Viajam apenas 3 km dentro
De ônibus com ar-condicionado,


Têm Colégio de graça,
Tem merenda feita na hora.
Acho que só interesse falta
Para valorizarmos a Escola.


Meu pai pagou 4 anos apertado
De Ginásio para mim,
Comprou livros caros e usados
Para eu aprender assim.



Mário Querino – Poeta de Deus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR CAUSA DE UM ASPECTO, DEIXAMOS DE FAZER UM BOM NEGÓCIO

Mário Querino 19/04/2024   Nesta noite eu tive Um sonho e vou sim, Escrevê-lo pra vocês, Tintim por tintim,   Pois é interess...