domingo, 13 de fevereiro de 2022

NÃO SEJAS BOM, SÓ PRA AGRADAR ALGUÉM, POIS NINGUÉM AGRADA A NINGUÉM, BASTA UMA PALAVRA FORA DO TEMPO PRA TUDO FICAR MAL

 


 

Mário Querino 13/02/2022

Um dia um cara

Foi visitar a irmã,

E contente ficou

Durante a manhã.

 

Então a conversa

Vai e também vem,

A ponto da irmã

Falar sim, também:

 

“Meu irmão, sejas

Gentil para com

A Família: noras,

Filhos e netos, bom

 

É ser afetuoso sim,

Para viveres perto

Das noras, filhos

E ainda dos netos.

 

Senão ficarás sim

Solitário, se antes,

A fulana morrer.

São importantes

 

Para esta tua vida.”

Ele era gente boa,

Mas gostava de ver

Na lida as pessoas

 

Para viverem bem.

Por isso não dava

Não, demonstração

De alegria em casa.

 

Tudo que fosse sim,

Preciso para o viver

Com a dignidade,

O respeito e prazer,

 

O irmão dava valor.

Ele vendo a Família

Que tinha sua irmã,

Pois seguia a trilha

 

Ao oposto do que

Cobrava ao irmão,

Ele perguntou sim:

“Meu cunhado não

 

É assim também?”

Ela objetou: “Não,

Ele tem sim, para

Todos boa afeição.”

 

Daí ele perguntou:

“Quantas noras tens

Agora na Família?”

Ela respondeu bem:

 

“Tenho 4 noras boas.”

Ele perguntou: “4?

Alguma delas já veio

Lavar algum prato?”

 

Ela objetou sim feliz:

“Ainda não.” Ele fez

Um bico na boca

E inquiriu outra vez:

 

“Quantos netos tens?”

Ela objetou com gosto:

“Ó meu amado irmão,

Eu já tenho sim 18.”

 

Ele perguntou assim:

“Alguma neta amada,

Já veio aqui passar

A vassoura na casa?”

 

Ela objetou: “Ainda

Não.” Ele comentou:

“Não sou gentileza,

Contudo, com amor

 

E por amor, a minha

Nora sempre vai  

Lavar sim os pratos

E minha neta não sai

 

De casa, e todo dia

Ela varre sim a casa.

Então a vantagem

Não é usar palavras,

 

E sim, ter boa ação,

E respeitar o direito

Dos outros também,

Deixando satisfeitos.

 

Neste caso, dá sim

A entender que eu

Dou mais atenção

Do que tu e o teu

 

Marido. Pois é sim,

O meu jeito de ser.

Minha nora já sabe

Que o meu conviver

 

Sempre foi assim,

E minha neta sabe

Muito bem quem

Eu sou. Então cabe

 

Uma compreensão,

E não afeição fingida,

Só a fim de ser bom.

Diga minha querida

 

A vocês quem sou

Eu no planeta Terra,

Sobretudo no meu

Bom pé de serra.

 

Quem quiser gostar

De mim, aceite eu

Como sou na Terra,

Assim me fez Deus.

 

Ora, eu não vou não,

Usar o fingimento,

Só para eu mostrar

Um comportamento

 

Que não há em mim.

Então, vivo sim, bem

Com minha Família,

E com todos também.”

 

Mário Querino – Poeta de Deus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...