sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

NINGUÉM MUDA A GENTE, QUEM MUDA A GENTE É A GENTE MESMO



 

Eu já passei um tempo

Feito menosprezado,

Pra ouvir comentários

E ser também caçoado.

 

Porque o que vale sim

É a boa aparência aqui

No planeta Terra,

Sobretudo onde nasci,

 



Cresci e sou deste jeito.

Ora, eu ouvi comentos,

Mas só analisei os fatos

E ainda pensamentos  

 

Desagradáveis sim aqui.

Porém, eu fui à casa

Do amigo Jardel(Galego),

Que ali ditoso cortava



 

O meu cabelo na boa,

Obviamente, também

Tirava a minha barba

Pra mostrar pra alguém

 

Que me chamava sim,

De careta, velho e mais,

Cara de um bicho feio,

Contudo, ouvia em paz.

 




Quando eu fiquei limpo

E transformado na boa,

Ousei a perguntar sim:

Quem muda a pessoa,

 

A não ser ela mesma?

Eu te pergunto de novo:

Eu troquei a aparência,

E mudei para o povo?  

 



Ora, eu já tomei banho

E fiquei limpo por fora,

Será que por dentro já

Sou limpo? Então agora

 

Veja como eu já estou,

Para mostrar a todos,

Que nem todo mundo

Que parece ser doido

 



É doido. Ora, a vivência

Influi mais do que trajo,

Eu estou bem elegante,

Mas existe um adágio

 

Que não adianta não,

A aparência na Terra,

Sobretudo no Distrito

Meu bom pé de serra.

 



Então, veja como eu era

Aqui em Bananeiras,

E todo mundo já dizia

Que eu pensava asneira.

 

Uma senhora de 80 anos

Me viu e falou: “Está sim,

Velho.” Mas não fiquei

Não, achando nada ruim.

 



Veja como eu estou hoje,

Mas quem me mudou?

Obviamente ninguém.

Agora, quem me caçou,

 

Já fez essa boa mudança,

Assim como eu já fiz?

Se ainda não já fez, faça

Agora, pra se sentir feliz.

 

Mário Querino – Poeta de Deus


Mário Querino 05/02/2022 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...