quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

VACA VISITOU A CHÁCARA SANTA MARIA, MAS NÃO MEXEU EM NADA, SÓ COMEU CAPIM E BEBEU ÁGUA DO POÇO DE MÁRIO QUERINO

 



 

Hoje, meio-dia, eu

Cheguei do trabalho

Público que eu faço,

Vim feliz no atalho

 

Para já comer feijão

E arroz. Às 13 horas,

Voltar ao trabalho

Que eu sem demora

 

Queria recomeçar.

Mas quando cheguei

No portão, avistei

Algo sim, não gostei,

 

E fiquei preocupado

Com as plantas sim.

Não podia fazer nada

E tintim por tintim,

 

Tentei a pôr de volta

Para o seu pasto.

Como tenho medo,

De vaca, saí do espaço,

 

A vaca alçou o rabo,

E daí cagou e mijou,

Balançou sua cabeça

E me amedrontou.

 

Vim pra casa e disse:

Deus não permita

Esta vaca comer não,

As plantas, ela já fica

 

Andando pela roça.

A vaca veio e ficou

Defronte a casa sim,

Como quem escutou

 

Alguém falar: “Agora

Fique no terreiro

Da casa do Poeta

O seu tempo inteiro,

 

Até o seu dono vier

Buscar, não dê não,

Ao Mário Querino

Uma preocupação.

 

A vaca ficou em pé

Como se ela fosse

Atada, até cochilou.

Então Deus trouxe

 

A vaca, e não mexeu

Na plantação não.

Depois eu entendi

Bem a comunicação:

 


“Como e cago aqui,

Eu bebo aqui e mijo

Aqui também, e não

Vou não, ó amigo.

 

Porque aqui é bom,

Eu gostei até demais.

Não mexi em plantas,

Só o capim satisfaz

 

Uma vaca como eu.

Então, grato Mário

Querino, este capim

É sim o necessário,

 

E esta água tão boa  

Do poço de Mário

Querino, é aceitável,

Este lindo Cenário

 

Me deixa encantada,

Por isso eu entrei

Para me alimentar,

Porque em ti confiei.”

 

Não sou contra a vaca,

Pois ela dá leite sim,

Pra gente comer com

Cuscuz, fazer pudim,

 

Requeijão, manteiga,

Vários doces, cocada

E depois dar a carne

Pra uma churrascada.

 

Ficaria mal se tragasse  

Nossas mangueiras,

Nossos coqueiros

E suas companheiras.

 

Como ela não comeu,

E foi muito educada,

Agora ficará notória

Por visitar esta casa.

 

Gosto de seres vivos

Assim, bem educados,

Ainda que não sejam

Vistos, tenho amado

 

A todos, com a sua

Própria natureza.

Eu receie esta vaca,

Mas ela é gentileza.

 

Mário Querino – Poeta de Deus


Mário Querino 16/02/2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...