quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

FAÇA SEU PEDIDO COMPLETO, PARA NÃO FICAR FRUSTRADO

 


 

Mário Querino 29/02/2024

Ora, eu sonhei que,

Um cara sem grana

Queria ser Político,

Pois achava bacana

 

O anseio do Comício,

Quando já marcado

Para ser numa praça

Com júbilo realizado.

 

Mas como o cara era

Realmente, pobretão,

Achava difícil ganhar

Sua primeira Eleição.

 

Mas naquela cidade

Havia sim, um Poeta

Que prometeu fazer

Campanha honesta,

 

Sem gastar dinheiro

Nem usar a mentira.

Ora, o cara duvidou,

Desse Poeta caipira

 

Fazer sua Campanha

Sem gastar dinheiro.

Daí o cara perguntou

Ao Poeta verdadeiro,

 

Que não camuflava

Nada a fim de iludir

O povo que queria

Político para sentir

 

A necessidade que

Esse povo já sentia

Naquela boa cidade

Que o cara já queria

 

Ser candidato para

Tomar uma cadeira

Na Câmara, e, fazer

Sim, sem brincadeira

 

O papel de Vereador,

Isso o cara perguntou

Sim, ao Poeta caipira:

“Então, o que eu vou

 

Fazer quando o povo

Exigir-me emprego,

Caso ganhe a Eleição?

Eu não terei sossego,

 

E serei Político falso,

Por garantir trabalho

E depois eu não dar,

Não suja meu atalho?”

 

O Poeta caipira falou:

“Não, você vai falar

A verdade, que deve

Ser dita para ganhar

 

A primeira Eleição.”

O cara duvidando,

Perguntou de novo:

“O povo está visando

 

Trabalho, por acaso

Eu ganhar a Eleição,

E o povo vir cobrar,

Qual minha posição,

 

Pra não ser Político

Enrolado? Pois não

Só depende de mim,

E aí? Qual situação

 

Eu vou ficar diante

Dos meus eleitores

Dentro da Câmara

De Vereadores?”

 

Ora, o Poeta só riu,

Depois falou assim:

“Meu amigo, você é

Vereador até o fim,

 

E quando alguém vir

Solicitar o emprego,

Já mande trabalhar

Sem nenhum medo,

 

Pois você prometeu

Trabalho, não salário.

Então, quem quiser

Ser um funcionário

 

Vá numa boa lidar.

Quando vier cobrar

Dinheiro, você fale:

‘Você quer trabalhar?

 

Continue no setor,

Pois você garantiu

Ajudar-me, visando

Trabalho, conseguiu,

 

Não te tapeei não.

Por acaso, prometi

Salário pra alguém,

E ainda para ti?’

 

Ora, você já agindo

Assim, é um Político

Inteligente, sábio

E claro, o mais lícito.”

 

Então, para a gente

Pedir algo pra vida,

Deve fazer o pedido

Com ideias sabidas.

 

Pois a minha mãe já

Dizia: “Terra de sapos

De cócoras com eles.”

Neste sonho eu acho

 

Que não carece fazer

Promessa pra gente,

Pois a gente só sabe

Do instante presente.

 

Por exemplo: eu faço

Uma promessa agora,

Pois acho que posso

Pagar, porém na hora

 

Que o prometido já

Precisa do objeto,

Às vezes vive melhor

Que eu, isso é certo?

 

Então, quando tiver

O objeto, e quiser

Dar, entregue logo,

Com paz, amor e fé.

 

Ainda bem, que não

Mentiu o Político,

Os eleitores exigiam

Trabalho, ele fez isso

 

Mandou trabalhar.

Quem cobrou grana,

Ficou sem, o Político

Justo jamais engana.

 

Mário Querino – Poeta de Deus   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...