sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

POR QUE USAR ESPERTEZA, SE TUDO É DO PAI, E O QUE É DO PAI É DE TODOS?

 


 

Mário Querino 02/02/2024

Ora, eu sonhei assim:

Um pai de Família,

Tinha três filhos bons,

Um andava na trilha

 

Que o pai seguia sim,

Outro era empregado,

E o outro só cuidava

Da Fazenda e do gado.

 

Porém, em um deles

A esperteza chegou

E deu a sua opinião,

É óbvio, o moço ficou

 

Muito satisfeito com

A ideia da esperteza.

Daí quando prestava

Contas, com certeza,

 

O moço já elaborava   

Tintim por tintim,

Tudo que ele queria

Fazer de forma sim,

 

Para o pai não notar

Que estava sendo

Enganado nas contas.

Fazia um embolado

 

Nas prestações do pai,

E quando o pai fazia

O seu pagamento,

O moço logo dizia:

 

“Agora, meu pai, só

Tem esse valor para

Ser pago no outro

Mês.” Então, o cara

 

Anotava esse valor,

Contudo, quando ia

Fazer as suas contas,  

O moço tudo já fazia

 

Com o seu jeitinho

Brasileiro. Daí então,

Ele juntava contente

Sim, cada prestação

 

E dava o valor dito

No mês passado sim.

Ele dizia para o pai

Isso, somente a fim

 

De usar a esperteza:

“Pai, neste mês foi

Tanto a sua despesa.”

E a esperteza depois

 

Dizia: “Vamos somar

Com tanto que ficou

Do mês passado.”

Ora, a conta dobrou,

 

E o pai enganado sim,

Outra vez pelo filho.

Eu pergunto: Quem

Pode fugir do trilho

 

Da esperteza no Orbe

Intitulado Terra,

Mormente no meu

Amado pé de serra

 

Onde eu nasci, cresci,

E vivo bem aqui sim,

Ao lado desta Mulher

Que cuida de mim?

 

Mas como tem pai

Que perdoa seu filho,

E não quer vê-lo

Sofrendo no vil trilho,

 

Somente achava sim,

Suas contas subindo,

Mas por isso jamais

Ficava lhe afligindo.

 

Porque tudo é do Pai,

Ainda que um filho

Tente desviar para

Ser ostento no trilho,

 

Não deixa de ser não,

Do Pai. Por isso usar

Esperteza não adianta

Nada, pois tudo ficará

 

Pra quem nunca quis

Trabalhar com gosto.

E procura ter algo

À custa dos outros.

 

“Melhor é um prato

De hortaliças onde

Há amor do que o boi

Cevado e, com ele,

 

O ódio.” Ora, se tudo

É do Pai, não adianta

Esperteza, por que já

É nossa a herança.

 

Daí eu me acordei

E já fiquei pensativo

Neste sonho. Por isso

Relato pros amigos.

 

Mário Querino – Poeta de Deus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...