quinta-feira, 28 de maio de 2020

QUEM É MAIS SÁBIO, VOCÊ OU O REI SALOMÃO?

Mário Querino 28/05/2020



Alguém quis tirar uma
Da minha cara. Então
Indagou: “Quem é mais
Sábio, você ou Salomão?


Pois você se acha capaz
De escrever em nome
De Deus, ó meu amigo,
De ideias entre homens!”


O que respondi então?
Isso em nome de Deus:
Hoje, o mais inteligente
Entre o rei Salomão e eu,


Realmente, sou eu, cara.
Daí alguém quis caçoar
Dessa minha vanglória,
Usei o verbo pra afirmar.


Então, perguntei assim:
O rei Salomão sabia usar
Computador, televisão,
Rádio e o notório celular?


Alguém objetou assim:
“Não, é claro que não.”
Daí eu falei também:
Sei mais que Salomão,


E sou mais inteligente,
E enquanto viver serei.
Pois Salomão é morto,
Jamais fará o que eu sei.


Para te falar a verdade,
Até meu neto de 9 anos,
Falar que é mais sábio
Que Salomão, avisando


Já está que o vivo sabe
Mais do que o morto,
Ainda que fosse sábio
No tempo dos outros


Em que ele viveu sim.
Então, quem falar que,
Um sábio morto tem
No mundo mais saber


Do que um vivo, ainda
Que não seja estudado,
Em verdade, é surdo,
Cego, mudo e parado.


Pois meu neto vivo faz
As estripulias na vida,
Que deixa assombrada
Sua vovozinha Marisa,


A ponto dela comentar:
“Esse menino inventa
Coisas neste mundo,
Que ninguém aguenta


Ficar mudo quando ver.”
Então, a era de Salomão,
Se foi, ele redigiu 3 mil
Provérbios, na geração


Dele. Já escrevi quase
9 mil texto poéticos,
Neste cantinho baiano,
Embora, sem sucesso


Por ser um voluntário.
Porém, estou mais feliz
Do que o rei Salomão,
Pois estou vivo no país,


O rei Salomão já se foi,
Não sabe mais de nada.
Claro, ainda sei fazer
Cantares para a amada


Mulher que Deus deu
A este cara nesta vida.
Então, eu estando vivo
Com a Varoa Marisa,


É bem melhor do que
Se fosse um rei morto.
Então, é melhor o meu
Do que os dos outros.


O rei Salomão foi sim
O mais sábio entre
Todas essas gerações,
Mas vejo que a gente


É mais inteligente sim,
Que o rei Salomão.
Pois ele não sabe faz
Mais nada neste Chão.


Salomão fez o Templo,
Mas ele não pegou não,
Numa colher, nem pôs
Na massa a suas mãos.


E já fiz 3 casas amplas
E ergo outra de próprio
Punho. Então falar que
Sei mais hoje eu posso.


Já sou mais sábio que
O rei Salomão, e provo,
A qualquer analista,
As cartas na mesa jogo.


E se o rei Salomão fizer
O que eu ainda faço,
Para meu neto de 9
Anos, a cabeça abaixo.


Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM JÁ AMANHECEU UM DIA ÉBRIO DE AMOR, QUE NÃO SE DEU BEM?

    Mário Querino 06/05/2024 Hoje, segunda-feira, Depois da oração, Liguei o computador E repleto de paixão   Comecei a escre...