quinta-feira, 21 de maio de 2020

TROCAR O CERTO PELO DUVIDOSO É LOUCURA OU IDEIA DO CAPETA

Mário Querino 21/05/2020



Quando a pessoa tenta
Fazer uma troca,
Fica inteiramente fora
De si, porém, não gosta


Desse tipo de algo que
Iludiu o seu coração.
Daí se arrepende e fica
Com o que há em mãos.


E não é mais o mesmo
De toda uma vida,
Antes desse desejo vil
Deixar a alma iludida.


E algo começa a fazer
Raiva e dor de cabeça,
Pois ao se sentir inútil,
Por incrível que pareça,


Já ganhando elogios,
Porém, o seu coração
Já julga até demais,
E talvez com razão,


E pode pensar assim:
“Essa gente quis trocar
Eu por outro sim,
Como o outro não dar


O que mais esperava,
Se arrepende e volta
Com esses elogios,
Mas será que gosta?


Ora, se gostasse não
Me trocaria por outro.
Então fico na minha
Aqui, com bom gosto.


Porque todos têm
Essa plena liberdade
De elogiar uma coisa,
Até sem boa vontade.


Ora, é melhor elogiar
Do que falar mal.
Por isso me sinto bem,
Entre esse pessoal


Que admiro tanto
E queriam me trocar,
Achando que o outro
Era santo, e ao notar,


Somente a sua capa,
Tinha boa aparência.
Ainda bem que sou
O que o povo pensa.”


A minha mãe já dizia:
“Quem troca o seu pelo
Do outro, se arrepende
E vive tendo pesadelo.


Então, ó meu filho,  
Se contente com o seu,
Pois a pessoa só tem
O que merece, e Deus


Dá conforme o desejo
Do seu coração.
Se praticares a Justiça
Nada faltará às mãos.


Não vise algo de outro
Porque bom é o seu,
Sempre quando for
Fazer algo ore a Deus.


Então, eu sou um cara,
Preparado ao que vier,
Já sou experiente sim
Na amargura, e por fé,


Paciência e tolerância,
Tenho suportado tudo,
Claro, tudo que passei.
Por isso sempre estudo


E observo onde entro,
Para não acontecer
O que adveio no Egito
Com o copo por querer


Do Governador José,
Que dirigia o depósito
De alimento do Faraó,
E vendia com propósito


De amenizar a fome  
Do povo durante 7 anos.
Por isso eu vigio e oro
Onde eu vivo pisando.


Pois quem não vigia
Nem ora, está exposto
E Satanás pode até
Laçar com bom gosto.


Mas o homem sábio
E inteligente nota
Tudo que poderá
Entrar e sair pela porta.


Como experimentado
No sofrimento e dor,
No descaso e desprezo,
Vigiando e orando estou.


Porque a minha mãe
Dizia: “Quem apanha
No mesmo beco 2 vezes
É tolo e sempre ganha


Chibatadas de graça.”
Então, se já tenho
O meu, por que trocar
 Por outro eu venho?


Se o objeto não serve
Para mim, vai servir
Para o meu irmão?
O que devo fazer aqui?


Caso eu queira outro,
De fato, devo vender
Com prazer e gosto,
E o cliente deve saber


O que está obtendo.
Mas quem troca está
Escondendo defeitos,
Porque se observar


Jamais o outro vai
Querer ter prejuízo,
E o arrependimento,
Caso... É constrangido.


Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM JÁ AMANHECEU UM DIA ÉBRIO DE AMOR, QUE NÃO SE DEU BEM?

    Mário Querino 06/05/2024 Hoje, segunda-feira, Depois da oração, Liguei o computador E repleto de paixão   Comecei a escre...