sexta-feira, 27 de maio de 2022

COMO SURGIU A NOÇÃO DO EXAME DE TOQUE NA PRÓSTATA?

 

Mário Querino 27/05/2022


Alguém inquiriu sim:

Como surgiu a noção

Do Exame de Toque

Entre a nossa geração,

 

Que os médicos fazem

Pra avaliar a próstata?”

Como eu dar agora

A persuasiva resposta

 

Para alguém que hoje

Inquiriu e quer saber

Sobre algo que nunca

Estudei, e devo dizer

 

Sim, a resposta clara?

Não vou falar ousadia,

Quem pergunta quer

Saber. Ora, sem ironia,

 

Eu vou comentar algo

Que tem tudo a ver:

Na minha concepção,

O que pude entender

 

Na narração científica,

Que surgiu na mente

Deste cara muito louco,

Porém, já consciente

 

Que nada é por acaso.

Então, só em inquirir,

Meu encéfalo sentiu

Vontade de instruir

 

Alguém que inquiriu.

Não falarei ousadia,

Mas redarguo com

A minha ideologia:

 

Ora, algum Cientista

Que viveu com a vó

E apreciava tudo que

Ela fazia, ora, veja só,

 

Nesse tempo o povo

Criava sim galinhas,

E sendo de costume,

As nossas vovozinhas

 

Avaliavam as galinhas,

Como todo mundo já

Sabe como era sim.

Ora, eu não vou falar

 

Nenhuma ousadia não,

Mas responderei sim,

A quem quis saber algo

E perguntou pra mim.

 

Então, nossas queridas

Vovozinhas percebiam

O tempo das galinhas

Porem. Daí elas faziam

 

Seu toque com o dedo,

Para ficarem já cientes

Que a galinha já estava

Com seu ovo na frente,

 

Quer dizer, já pertinho

De botar e a gente

Comê-lo cozido e com

Sal, obviamente.

 

Porque um ovo cozido

Pra gente comê-lo com

Sal, certamente, faz

Bem e é muito bom.

 

Então, esse Cientista

Que cresceu já vendo

Sua vovozinha sempre

Nas galinhas fazendo

 

Isso, estudou, estudou

Até ser bom Doutor

Nessa área científica.

Então, ele se lembrou

 

Dos toques que sua vó

Fazia nas galinhas sim,

E daí achou que daria

Certo fazer... Só a fim

 

Em saber o tamanho

Da próstata do homem,

Se estivesse grande

Arrancaria. Deu nome

 

Do método de Exame,

É claro, da próstata.

Não falei não, ousadia,

Eu só dei a resposta.

 

Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...