quinta-feira, 2 de novembro de 2023

NÃO DEVO EXIGIR OBEDIÊNCIA DOS JOVENS, SE EU NÃO OBEDECI QUANDO MOÇO

 


Mário Querino 02/11/2023

 

Tem gente que faz

Suas asneiras aqui

No Planeta Terra,

Após pega a exigir,

 

Claro, quando não

Pode fazer nada

Por já ser um velho,

Acha que a moçada

 

Vai lhe ouvir só

Por que é de idade,

Porém, já fez tudo

Na sua mocidade.

 

Então, eu deixo sim,

Jovem me solicitar

Uma boa ajuda.

Ora, não vou entrar

 

Como um intruso,

Pois eu já fui sim,

Jovem também

E fazia coisas ruins.

 

Então, não vim não,

Estragar o prazer

De ninguém, pois

Tudo já pude fazer.

 

E se eu agora não

Faço mais, porque

Não tenho mais

Força nem prazer.

 

Mas se fosse moço,

Eu continuaria sim,

Fazendo coisa boa

E também ruim.

 

Como o tempo já

Está sim evoluído,

Eu faria algo pior

Com meus amigos.

 

Então, não reclamo

Sobre a saúde,

Vizinhos e Governo,

Pois teria a atitude,

 

Caso eu estivesse

No lugar dum deles.

Por isso só observo

E acompanho eles.

 

Se eu me colocasse

No Planeta Terra,

Sobretudo no meu

Amado pé de serra,

 

Em seu lugar, seria

Como eles mesmos

Por ser humano,

Isso eu já percebo.

 

Então, agora, por já

Sendo um velho,

Vou querer exigir

Algo que eu quero

 

Para mim, e só não

Faço porque eu já

Perdi sim as forças

E não posso praticar,

 

Como um jovem

Pratica na boa?

Ora, não sou santo

Entre as pessoas

 

Que já assistiram

Os meus malfeitos

E também algo

Que fez bom efeito.

 

Ora, hoje, se algum

Jovem me solicitar

Alguma ajuda, eu

Posso até lhe ajudar,

 

Mas não devo não,

Me intrometer

Na vida moderna

Que tem para viver.

 

Ora, se alguém faz

Algo escondido,

Porque já é cônscio

Que virá o castigo.

 

E quem é inocente

Não tem medo não,

Mas se tiver medo

É porque sua visão

 

Enxerga coisas que

Não são boas,

E ficará sim abatido

Entre as pessoas.

 

Ora, não espero não,

Gratidão das crianças,

Não há filhos ingratos,

Falta é liderança

 

Para manter o Lar

Bem alinhado,

Para isso eu devo

Ser diferenciado.

 

Minha mãe dizia:

“Filho de peixe,

Peixinho é.” Então

Hoje não se queixe.

 

Se fosse sim jovem,

Faria algo pior

Do que esses moços

Que visam o melhor.

 

Agora, eu pergunto

A quem tem 80 anos,

Como foi o período

Jovem? Já pensando

 

Nisso, o jovem tem

Toda razão de ser

Assim, como já são,

Então, intrometer,

 

Na sua vida, é ser

Esquecido que já

Foi também jovem

E pôde sim praticar   

 

Tudo ou mais que

Os jovens de agora

Fazem, pois ficam

Horas e mais horas

 

Ligados no celular,

E por isso não vão

Fazer as besteiras

Que os anciãos

 

Fizeram na mocidade.

Vamos agora pensar

Antes de querermos

Jovem neste lugar

 

Com ideia de ancião

Que já tem 80 anos,

É privar a juventude

No cantinho baiano

 

E em outra parte

Do Planta Terra,

Mormente no meu

Bom pé de serra.

 

Ora, se eu já vivi

A minha juventude,

Que eu deixe viver

Os jovens com virtude.

 

Mário Querino – Poeta de Deus   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...