terça-feira, 3 de outubro de 2023

SER HONESTO OU NÃO, DEPENDE DA SITUAÇÃO

 


 

Mário Querino 03/10/2023

Alguém inquiriu assim:

“Tem Homem honesto

Ou Mulher honesta?”  

Como eu objetar certo,

 

Para também não ser

Um cara desonesto

Tendo como eu seguir

Honesto com sucesso?

 

Ora, para eu começar

A responder na boa,

Peço direção a Deus

Pra que essas pessoas

 

Se sintam honestas.

Então, depende sim

Da situação que está

Vivendo, boa ou ruim.

 

Por exemplo: o cara

Está indo muito bem,

Em todas as áreas

De sua vida, daí vem

 

Uma exoneração sim,

Da parte da Empresa

Que trabalha e ganha

Bem, e a sua despesa

 

É muito alta enquanto

Ganha sim seu salário

Suficiente para pagar

Bem os seus operários,

 

Que também já tem

Pra fazer seu serviço,

E por ser exonerado,

O negócio no Distrito,

 

Que estava indo bem,

Passa a ficar implexo.

Daí os seus operários

Terão um desonesto

 

Patrão, ainda que ele

Não seja, mas quem

Não paga ao credor

Suas dívidas que tem,

 

Passa a ser desonesto,

Queira ou não, mas é.

Porque quem trabalha

Auferir o salário quer.

 

Então, nessa situação

Não terá pessoa boa,

Que continue honesta,

Aqui entre as pessoas.

 

Outra situação que é

Capaz de tirar da gente

A honestidade é essa:

A pessoa é consciente

 

Que não está devendo

A ninguém, de repente

É informado que foi

Sim por outra gente

 

Sim, vitima dum golpe,

Que desaba a sua vida,

Sobretudo financeira,

E não acha uma saída

 

Pra resolver a situação,

Daí os seus credores

Querem receber sim,

Com direito os valores

 

Que essa pessoa deve.

Então, ninguém vai

Entender o devedor,

Que não é não, capaz

 

De pagar suas dívidas.

Daí então passa a ser

Uma pessoa desonesta,

Ainda sem ela querer.

 

Pois quem não paga

O que deve será visto

Como desonesto sim,

No meu bom Distrito

 

E em qualquer parte

Do Planeta Terra,

Assim pensa o Poeta

Do bom pé de serra

 

Titulado Bananeiras,

Onde eu nasci, cresci

E sempre procurei ser

Um cara honesto aqui,

 

Porém, eu sou sujeito

À desonestidade sim,

Pois se eu não tiver

Com que pagar, ruim

 

Ficarei sem dúvida,

Aqui no Comércio

Um cara sem poder

Comprar, desonesto.

 

Então, desonestidade

Depende da mudança

De situação, de boa

Para ruim. A criança

 

Nunca será censurada

Como gente desonesta,

Porque é inocente,

Assim pensa o Poeta.

 

Mário Querino – Poeta de Deus   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...