segunda-feira, 4 de novembro de 2019

NÃO É BOM NEGÓCIO, TOMAR UMA DECISÃO SEM ANTES ANALISAR, AINDA QUE DURE UM TEMPO DE 100 ANOS PARA SE DECIDIR

Poeta Mário Querino 04/11/2019



Tudo nesta vida deve ser
Notado tintim por tintim,
Ainda que dure 100 anos,
Um tempo que para mim


Pode ser possível eu viver.
Não devo tomar decisão
Precipitado, para não ficar
Malcontente meu coração.


Como sou um ser humano,
Tenho também sim direito
De pensar muitas loucuras
Que me deixem satisfeito


Ou para sempre compelido.
É cogente ficar analisando
Tudo que abrolha ao redor,
Ainda que viva 100 anos


Esperando tomar decisão.
Só não devo me precipitar
E me decidir por influência
De quem quer me arruinar.


Às vezes ponho na cabeça
Ideia que não me faz feliz,
Nem tampouco é de Deus,
Mas o Espírito Santo diz:


“Pare, pense e fale antes
De agir, quem sabe possa
Aparecer-te uma solução
E abras ditoso uma porta


Para entrares e ser feliz,
Ainda que sejas obrigado
Esperar 100 anos para ver
Neste cantinho baiano


O que mais apetecias ver.” 
Sei que traz sofrimento
Para meu terno coração,
Mas vale a pena o tempo


De espera para tomar sim
Uma lícita e sábia decisão.
É melhor se decidir e ver
O final feliz entre irmãos,


Amigos e conterrâneos
De toda a face da Terra,
Sobretudo no Distrito,
Meu querido pé de serra.


Por exemplo: Havia sim
Um casal muito ditoso
Num pequeno povoado,
Aonde todo o seu povo


Lhe apreciava contente.
A mulher vivia muito feliz
E o varão bem satisfeito
Nesse cantinho do país.


Como nunca vai deixar
De haver algum intruso
Para perturbar a vida,
A mulher fazia de tudo


Para manter a fidelidade,
Porém o Diabo investia,
Tanto no varão, quanto
Na mulher, e o povo via


Algo estranho acontecer
Na vida desse casal feliz.
A mulher foi tão iludida,
Nesse cantinho do país,


Que não percebeu que,
O cara era de atitudes
Tão fora dos preceitos,
Que nunca teve virtude  


Para estudar, trabalhar
E nem prosperar não.
Ora, o que nos traz isso
Acontecer sobre o Chão?


É claro, falta de reflexão,
É se achar feliz demais,
É ter o que não fazer,
E ser do lado de Satanás.


Porque “a mulher sábia
Edifica a sua casa.” Faz
Com que o seu marido
Lhe abarrote sim de paz,


Amor e o que lhe deixa
Ditosa no planeta Terra,
Principalmente neste
Meu amado pé de serra.


Então, é necessário sim,
Observar 100 anos aqui,
Para não se precipitar
Quando desejar se decidir.


Será que o homem não
Tem uma visão do bem
Ou do mal? Será que ele
Não percebe também


Que tudo isso vai mudar
O seu procedimento?
Será que o homem não
Controla o pensamento,


Para manter a sua mulher,
E não fazer tanta besteira,
Traindo o primeiro Amor
Que jurou a vida inteira?


Será que o homem não
Tem essa capacidade
De reconhecer o trabalho  
Da mulher da mocidade?


Durante meus 50 anos
De observação na Terra,
Já cheguei à conclusão
Até aqui, no pé de serra


Que, amar demais não é
Um ótimo negócio não,
Para os seres humanos.
Porque de fato, o coração

Se enche de confiança
E acaba comentando:
“Esse cara é apaixonado,
Eu vou viver aprontando,


Pois tenho a convicção
Que ele não me deixará.”
Engano, porque há tempo
Para tudo em nosso lugar:


“Há tempo de nascer
E tempo de morrer... Há
Tempo de matar e tempo
De curar; tempo de derribar


E tempo de edificar...
Tempo de amar e tempo
De aborrecer...” Então
Refreio os pensamentos


Para viver o tempo de Paz.
E espero até 100 anos
Para tomar uma decisão
Neste cantinho baiano.


Mário Querino – Poeta de Deus   
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONTEM, VEIO UMA BOA TURMA VISITAR A CHÁCARA SANTA MARIA

    A prima Ex-Professora Minha, com o sobrinho Beto, ontem veio-nos Visitar neste cantinho   Titulado Chácara Santa Maria. ...