quarta-feira, 20 de novembro de 2019

QUEM TROCA A ÁGUA (VIDA) POR RIQUEZA MATERIAL, SE ARREPENDE NO FINAL, AO VER O SOFRIMENTO DO PRÓPRIO POVO





Já estão começando
A brigar por Água.
Isso faz eu lembrar
Proféticas palavras


Que de vó eu ouvia,
Ainda adolescente,
E na sua casa ficava
Ouvindo contente:


“Quando tem brigas
Pela Fonte de Água,
Visado lucro próprio,
De fato, se desgasta.”


Porque Água é Vida,
E quem briga contra
A Vida, visa matá-la
Ou morrer. Aponta


Esses movimentos
Por causa da Água,
Que no final de tudo,
A Fonte será secada.


Pois nada que vive
É obrigado aguentar
Violência de homem,
Que visa só ganhar


Neste planeta Terra,
Sobretudo o que é
Natural no Universo.
Como o homem quer


Avançar aonde não
Deve, fica complexo,
Começa a se agastar
E daí, nada dá certo.


Um exemplo: Alguém
Tinha umas 4 pessoas
Vivendo numa casa,
De fato, ali numa boa,


Sem ter reservatório
De Água, a não ser,
Uns 2 potes de barro,
E não secava. O viver


Da Água dentro deles,
Era feliz e ficava fria
Como se tivesse gelo,
E todos com alegria


Usavam, tinha o Rio
Que nunca secava,
Ainda vindo o verão,
A Água continuava...


Daí, nosso Rio Aipim,
Foi sim negociado
Entre povo e políticos,
A fim de ser tirado


Deste amado Distrito,
Meu bom pé de serra.
Hoje em dia, eu vejo
O Rio que cruza a terra


Sofrida de Bananeiras,
Absolutamente seco,
E o Governo fazendo
Cisternas. Eu mereço


Ouvir tanto clamor
De quem tinha Água
Com abundância
E já se vê sem nada.


Hoje em dia, já vejo
Casa com cisterna
Que cabe 16.000 L
E a falta será eterna.


Hoje, estão brigando
Por falta de Água.
Então, tudo se passa,
Menos as palavras,


De nossos ancestres.
Claro, quem vendeu
O nosso Rio Aipim,
Obviamente, morreu,


Deixou muita riqueza,
Que agora já se acaba.
Pois terra nenhuma
Cria nem produz nada


Se não tiver nela feliz,
Nossa especial amiga
Água, porque eu sei
Que a Água é Vida.


Mário Querino – Poeta de Deus  

Poeta Mário Querino 20/11/2019
  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONTEM, VEIO UMA BOA TURMA VISITAR A CHÁCARA SANTA MARIA

    A prima Ex-Professora Minha, com o sobrinho Beto, ontem veio-nos Visitar neste cantinho   Titulado Chácara Santa Maria. ...