terça-feira, 26 de novembro de 2019

PARE UM POUCO PARA LER E REFLETIR, E DESCOBRIR QUEM TEM RAZÃO

Poeta Mário Querino 26/11/2019




Boa tarde meu pessoal,
Parente, amigo e patrício.
Para o bem-estar de todos,
E economia do Município,

Venho nesta demonstrar
Uma solução da água.
Não querendo ir avante
Com as singelas palavras.

Afinal de contas, aqui
Eu somente sou mais
Um para somar sim
A população que faz

Ditosa a minha Bananeiras,
Distrito pertencente sim
Ao Município de Pindobaçu,
Que deu vida para mim.

Obviamente, não sou líder
Nem sou Engenheiro,
Sou um compatriota
E lido como Porteiro

De uma linda Creche,
Onde devo ser exemplo
Para as nossas crianças
Que daqui mais um tempo

Poderão ser doutores
E doutoras nessa Área,
Disso não há dúvida,
Porque já está na cara,

E todo mundo já vê
O Progresso do Distrito.
O líder é de fato, Doutor,
E ainda um bom Perito.

Então, para não ir mais
Além nesse meu teor,
Vou dar uma sugestão
Que Deus me inspirou:

Como na minha casa
Passo mais de oito dias
Com mil e trezentos litros
De água, com sabedoria

E preservação do Sistema
Hídrico, que de fato,
É para servir ao Planeta,
Por que não bater papo

E entrar em bom siso
Com a população,
E deixar tudo certo
Sobre a utilização

Da nossa querida água,
Que é assim de graça?
Não seria bem melhor
Ter uma devida taxa

Para quem ultrapassar
De dois mil litros
Gastos sem necessidade
Em nosso bom Distrito?

Claro, começando a pagar.
Às vezes ou quase sempre,
Eu vejo água nas ruas
E nas roças, corrente

Como se fosse um riacho.
Agora, molhando o quê?
Nada, a não ser mato.
Pois não vi nada de comer.

Por incrível que pareça,
Nem pé de coentro.
Então o povo deve pagar
O gasto fora do orçamento.

Pois quem não dá “ligança”
Para a vida na Terra,
A tendência é se lamentar
Como os do pé de serra

Que tinham tudo aqui,
E uns deixavam o banheiro
Para ir cagar dentro do Rio,
E ficavam o tempo inteiro

Caçoando das mulheres,
Quer dizer, das lavadeiras
Que passavam o dia
No Rio de Bananeiras

Lavando as louças, panos
E tudo mais, enfim,
Com essa água tão “boa”
Do nosso Ex-rio Aipim.

Mário Querino – Poeta de Deus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANÇÃO NOVA PRESENTEIA POETA MÁRIO QUERINO COM LIVRINHO “MENSAGENS DE FÉ”

  Mário Querino 01/05/2024 Ora, ontem recebi Um ótimo presente Da Canção Nova, Fiquei sim contente   Ao abrir o envelope E ti...