quinta-feira, 18 de julho de 2013

ATENDIMENTO PÚBLICO DEPENDE DE VOCÊ E DE MIM

Poeta \Mário Querino 18/07/2013


Muita gente só fala mal
Da nossa Saúde Pública,
Comenta que o Hospital
Não atende nem escuta


O clamor do nosso povo.
Mas quem é o errado?
Agora pergunto de novo:
Quem é o mais culpado


De a gente sofrer assim?
Descobri a razão de tudo
Ao ver tintim por tintim
Depois dum bom estudo.


Alguém foi se consultar
E o médico público falou:
“Você precisa se preservar,
A sua doença já avançou.”


Alguém disse: “Doutor, agora
Eu vou me cuidar mais.”
Despediu-se e foi se embora,
Mas tudo ficou para trás.


Foi ao barzinho e tomou
Uma cachaça ofensiva,
Um cigarro então fumou,
Ficou demudado da vida


E chegou até a brigar sim,
Machucou-se e ficou mal,
E clamou: “Pobre de mim,
Vou voltar ao Hospital!”


Então quando chegou lá
O médico lhe recebeu,
E começou a lamentar:
“Amigo, você prometeu


Que iria se preservar,
Nem tomou o medicamento
Já voltou assim para cá,
Com este grave ferimento?


Tem razão da Saúde Pública
Não ter o devido valor.
O médico consulta, consulta...
E o doente não ouve o Doutor.


Depois todos falam mal,
Dizem que o médico não presta,
E o país não tem bom Hospital.”
Não engole isso o Poeta.


Porque quando eu adoeci,
Procurei uma clínica privada,
Para então eu conseguir
Uma saúde antecipada.


Todavia, foi engano meu,
O tempo ia e eu morrendo.
Então eu perguntei a Deus:
Por que eu estou sofrendo?


O Senhor respondeu imediato:
“O tempo é meu, então escuta:
No Distrito tem Posto de Saúde,
Você vá lá e faça uma consulta.”


Então eu fui ao Posto de Saúde,
Obviamente público.
A médica com amor e virtude
Consultou-me e me deu susto,


Dizendo exatamente assim:
“Este caso é para cirurgião.
Use este remédio, continuando ruim
Volte para eu lhe dar a requisição.”


Mas por incrível que pareça,
Ao tomar esse medicamento,
A doença sumiu da cabeça
E do corpo em pouco tempo.


Por isso eu sempre falo assim:
O atendimento público
Depende de você e de mim,
Nós que devemos ser o recurso.


Porque ganhamos para isso,
Cada qual em sua função,
Eu lutando em prol do Distrito
E você de sua região.


Mário Querino – Poeta de Deus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR CAUSA DE UM ASPECTO, DEIXAMOS DE FAZER UM BOM NEGÓCIO

Mário Querino 19/04/2024   Nesta noite eu tive Um sonho e vou sim, Escrevê-lo pra vocês, Tintim por tintim,   Pois é interess...