segunda-feira, 22 de julho de 2013

DEVEMOS ESCREVER E OBSERVAR A GRAFIA

Poeta Mário Querino 22/07/2013


Tem gente que não ver
A grafia de uma palavra.
E escreve por escrever,
Mas não observa nada.


Comenta que a palavra
Que termina com ente,
Pode ser de fato usada
Por 2g. naturalmente.


Onde eu quero chegar?
Explico com sabedoria
E todos devem analisar
Com atenção sua grafia.


Ao escrever “Presidente”,
Estou usando uma palavra
Que há no léxico da gente,
Já “Presidenta”, foi usada


Outra grafia diferente sim.
“Presidenta” finda com “enta”
E não “ente”. Não ache ruim,
Porque o Poeta comenta


Baseado no conhecimento
Da nossa Língua Portuguesa,
Que usamos com talento
Seu léxico cheio de riqueza.


Não pergunto ao Doutor
Na Língua Portuguesa,
Porque admirado já estou
Por ver tanta fraqueza


Em nossos universitários
Que discute sem razão.
Eu não acho necessário
Ocupar Doutor nesta ação.


É muito feio o povo saber
Que eu cursei o Magistério
E discuto por não conhecer
Uma palavra sem mistério.


Se eu indagar ao analfabeto
Se esta palavra existe,
Ele fitará os olhos de perto
E responderá: “Você disse


Que tem o 2° grau completo
E faz esta pergunta vulgar?
Nem eu que sou analfabeto,
Perco o tempo para perguntar


Uma coisa tão notória desta.
Admiro muito meu amigo,
Como você é um Poeta
Pensei que fosse mais sabido.”


Mário Querino – Poeta de Deus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMORIZAR COISAS VELHAS É NÃO TER ALGO NOVO PARA EXIBIR

  Mário Querino 26/04/2024 Ora, alguém inquiriu: “Escreves todo dia, Porém, tudo isso fica Na memória?” Só ria   Dessa pergun...