sexta-feira, 23 de julho de 2021

“ENQUANTO DESCANSA CARREGA PEDRA”

 


 


Minha mãe dizia sim:

“Enquanto descansa

Carrega pedra, pois

Só assim você alcança

 

Alguma coisa na vida.

Daí perguntava: onde

Botarei essa pedra?

Posso ir após? A fome

 

Já me deixa sem força.

Eu comerei primeiro,

Bote aí o feijão, ó mãe,

Tenho o tempo inteiro

 

Pra buscar sua pedra.

Ora, não carrego mais

Pedra pra minha mãe,

Contudo a gente traz

 

Um destino traçado,

E isto dá a entender

Que carregar pedra

Nesta Terra é dever

 

De todos que já têm

A espera de alcançar

Algo na vida terrestre.

Mãe mandava buscar

 

Em sentido figurado.

Por isso a D. Marisa,

Querendo construir

Jardim, vendo a lida

 

Disse: “Vamos buscar,

Já estou precisando.”

Olhei pra D. Marisa,

E daí fiquei pensando:

 


Para que a D. Marisa

Quer pedra? Será que

Tem as mesmas ideias

De mãe? Não pode ver  

 

Nem me descansando?

Como somos 2 em um,

Falei: por perto não

Há pedra em nenhum

 

Lugar. Daí a D. Marisa

Objetou: “Lá em baixo

Tem, levo 1 carrinho,

E tu levas outro.” Acho

 

Que trago um pouco

E a senhora outro...

Daí então fomos pegar

Pedras, coisa de louco.

 

E o pior para mim foi

D. Marisa encher

Os 2 carinhos e falar

Após: “Não vou poder,

 

Levas 1 e depois vem

Pegar o outro.” Parada

Ficou, e eu disse: mata

O velho! Gargalhada

 

D. Marisa deu: “Kkkkk”

Daí me pus a rezingar:

Mãe dizia: “Se nasceu

Para cangalha, só dar



 

Para a cangalha sim.”

Então, se nasci, cresci

Carregando pedras,

Levarei até viver aqui.

 

Mas desta vez eu vi

Que as pedras que eu

Carreguei tem efeito,

Enfeita o jardim seu.

 

O pior é que D. Marisa

Quer mais pedras aqui,

E o meu velho corpo

Já pede para eu não ir,

 

Mas manda quem pode

E obedece quem tem juízo.

Como as pedras enfeitam

O jardim, ouvirei o pedido

 

De D. Marisa, nem que

A vaca tussa ainda agora.

Bom e obedecer sim,

A minha boa senhora.

 

Um Padre canta assim:

“Quem vai mandar

No mundo é a Mulher.”

Como sou Homem, lá

 

Vou eu buscar pedras

Para a D. Marisa pôr

No seu jardim, que faz

Com alacridade e amor.

 

Mário Querino – Poeta de Deus


Mário Querino 23/07/2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...