domingo, 24 de março de 2013

CAMINHO PARA UMA VIDA DIFERENTE



DEDICATÓRIA:

Dedico este trabalho ao Dr. Luiz Djalma Sobreira


APRESENTAÇÃO

O livro a Dr. Luiz Djalma Sobreira é uma mensagem muito tocante no coração de todos nós que procuramos o CAPS Nova Esperança para retomarmos uma alegria, não só em Pindobaçu, mas em todo o mundo.
Quer mostrar também que Dr. Luiz Djalma é um Psiquiatra muito inteligente e sabido. Deus tem encaminhado o Poeta Mário Querino ao CAPS para dialogar e ser bem orientado por seus profissionais que lidam com muito contentamento.
Por isso o Poeta Mário Querino espera um bom desempenho da parte de todos do CAPS Nova Esperança.

CAPS NOVA ESPERANÇA ESPERA VISITA DE TODOS

Escrevo este pequeno livro
E ofereço ao Dr. Luiz,
Que é um Doutor amigo
E deixa todo mundo feliz.

Dr. Luiz é um Psiquiatra
Do CAPS Nova Esperança.
Trabalha repleto de graça
Dando saúde e segurança.

O Município de Pindobaçu
Tem este contentamento,
Atende gente do norte e sul,
Do leste e oeste com talento.

O CAPS Nova Esperança
Tem se preocupado sim,
E aumentado a confiança
Para todos e para mim.

Ao conhecer Dr. Luiz Djalma Sobreira
Comentei para todos os amigos
Do Distrito de Bananeiras,
Porque Dr. Luiz é muito sabido.

É um Doutor realmente legal,
Todos os pacientes gostam
E comentam em todo local,
Seja na cidade ou na roça.

Agora o CAPS está tendo
Uma equipe muito boa,
Claro, todos estão querendo
Fazer o melhor para as pessoas.

Com certeza vai ser feito
Porque essa equipe quer fazer,
Um trabalho bom e satisfeito
Para saudável todo mundo ser.

O CAPS Nova Esperança tem
Uma Psicóloga inteligente
Que todo mundo quer bem
Principalmente os pacientes.

Dra. Juliana tem feito algo
Em prol do CAPS Nova Esperança,
Que muito tem agradado
E preenchido de segurança

As famílias Pindobaçuense.
Hoje em dia todos têm
Uma solução para os doentes
Que ao CAPS Nova Esperança vêm.

Tem também Dr. Alexandre,
Que tem prestado bom serviço
Com seu conhecimento grande
Ao nosso amado Município.

No CAPS Nova Esperança tem
Também uma Assistente Social
Que trata a todos também
Com um carinho especial.

Débora é uma profissional
Que merece um bom elogio.
Por isso é uma pessoa essencial
E repleta de muito brio.

Tem o Enfermeiro Paulo,
A excelente Atendente Zilfa.
Sempre quando vou ao CAPS falo
Que meu coração feliz fica.

Porque é um ambiente
Que demonstra a realidade
De todos os amados pacientes
Que tem uma boa afabilidade.

No CAPS tem vários pacientes
Que passam o dia por lá.
Como sou um especial dentre...
Sempre ao CAPS vou visitar.

E faço uma boa reflexão
Para descobrir que a vida
É repleta de satisfação
E às vezes de dores sofridas.

Graças a Deus e aos profissionais
Que eu estou muito bem,
Faço tudo que sou capaz
Com lucidez e amor também.

Minha vida hoje em dia
Está realmente muito feliz,
Tenho paz, virtude e alegria
Neste cantinho do país.

Por isso escrevo este livro
Ao Dr. Luiz Djalma Sobreira,
Para dizer que está agradecido
O amigo Poeta de Bananeiras.

Deus sempre dá inspiração
Ao Poeta Mário Querino,
Para demonstrar com emoção
Tudo que está sentindo.

Agora o CAPS é tudo
Na vida destes pacientes.
Eu sempre faço um estudo
E percebo a fragilidade da mente

Que muitas vezes se acha
A mais importante de tudo,
Porém quando fica fraca
Deixa a pessoa cega e muda,

Obviamente surda e à-toa,
Resumindo, muito louca,
Tira todos os sentidos da pessoa
E perde o controle da boca.

Deus faz com que tudo isso
Possa acontecer na vida,
Para que tenhamos compromisso
Com as pessoas amigas.

Eu também já fui considerado
Um jovem muito inteligente,
Agora alguém tem me tratado
Como apenas um paciente

Do CAPS Nova Esperança.
Porém, para falar a verdade,
Tenho a convicta segurança
E faço tudo com capacidade.

Não adianta alguém querer
Tirar uma da minha cara,
Porque se a loucura aparecer,
Não é uma coisa rara.

Qualquer pensamento negativo
Que encucamos na mente,
Nos leva ao Psiquiatra amigo
E todos nos consideram demente.

A nossa vida aqui na Terra tem
Vários fatores para acontecer
Uma fraqueza que vem
Preconceitos nos trazer.

Eu como um bom paciente
De Dra. Juliana e de Dr. Luiz,
Vou ao CAPS muito contente
Porque me sinto muito feliz.

A Psicóloga nos mostra
Como controlar o pensamento,
Ela abre uma boa porta
Para termos o reconhecimento

De tudo que nos atrapalha.
Sem um Psicólogo orientador
As nossas grandes falhas
Nos causa uma grande dor

Todos aqueles que passam
Por um período de fraqueza
E a família repleta de graça
Procura o CAPS, com certeza

Terão uma vida de brilho.
Por isso devemos perder
O preconceito e levar os filhos
Ao CAPS com muito prazer.

Para serem bem orientados
Por Psicólogo e sua equipe.
Não devemos ficar preocupados
Nem tampouco tão tristes.

A vida nos traz novidades,
Até mesmo os sabidos,
Um dia podem ter dificuldades
No meio de amigas e amigos.

Basta chegar uma depressão
Ou uma diabete muito forte.
Também a grande preocupação
Pode nos tirar a boa sorte

De sermos considerados
Como pessoas inteligentes,
E acabando sendo internados
Num CAPS como pacientes.

Na minha boa concepção,
Vejo que um bom Psiquiatra
É bem-vindo à população
Para nos encher de graça.

Assim como outro membro
Que compõe o nosso corpo
Adoece, disso entendo
Que a mente tem o gosto

De ser bem cuidada sim.
Para tudo há um Doutor,
Deus fez o Médico para mim,
Por isso a sua procura vou.

A pessoa que nunca precisar
Dum Psicólogo e Psiquiatra,
Já pode então se considerar
Perfeita e repleta de graça

E ganhará a coroa do saber.
Assim penso eu que busco paz
Para ter um bom viver
E todos analisem mais e mais

Meu modo de pensar e agir.
Sempre procuro consolar
As palavras que de outros ouvi
E as palavras que devo falar.

Deus sabe o que faz com a gente,
Às vezes nosso orgulho faz
Com que fiquemos doentes
E obviamente correndo atrás

Dum Psicólogo e Psiquiatra.
Antes de mim não tinha louco
Neste cantinho cheio de graça,
E se tinha era muito pouco.

Mas sabe por que amigos?
Porque não eram analisados,
O CAPS era um órgão desconhecido
E estes pacientes desconsiderados.

Agora graças a essas entidades,
Que se preocupa com as pessoas
Que são especiais, na verdade,
Não vivem mais tão à-toa.

Agora Dr. Luiz Djalma Sobreira
Conhece e acompanha contente
O Poeta do Distrito de Bananeiras,
Que faz questão em ser paciente.

Acredito que eu estou legal
E tenho vivido muito bem,
Obviamente o meu astral
Não perde para o de ninguém.

Nunca estive tão feliz assim
Como vivo nestes últimos anos.
Todo mundo fala de mim
Que estou cada dia inovando.

Na verdade deixo o preconceito
Totalmente no fundo do poço,
E vivo no mundo satisfeito,
Mesmo alguém me achando louco.

O mais importante é eu ser feliz,
Conversando com Dra. Juliana,
Com o Psiquiatra Dr. Luiz
E com as pessoas que me amam.

Chego ao CAPS Nova Esperança
E me sinto um homem contente,
Obviamente cheio de confiança
Entre todos os pacientes.

E mais feliz eu fico da vida
É quando chego ao CAPS
E vejo as pessoas amigas
Que mostram um destaque.

Hoje em dia o mundo já é
Uma verdadeira Psiquiatria,
Todo mundo ser sábio quer,
Mas todos precisam da Psicologia

Para educar seus bons filhos,
E saber como viver no mundo,
Encontrar um bom trilho
E sentir um amor profundo.

Não acredito que um sábio
Viva tratando as pessoas assim
Com tanta indiferença, o Diabo
Nos tenta e tentará até ao fim.

O homem que se julga sabido,
Jamais cairá na tentação
Nem levará o seu bom amigo
Por uma desconhecida direção.

Então peço as boas famílias
Que tem membros especiais,
Tenham o prazer desta partilha
Com os nossos profissionais.

A equipe do CAPS Nova Esperança
Está pronta para acolher
Com paz, amor e segurança
Todo aquele que lá aparecer.

Lá estão Dra. Juliana, Dr. Luiz,
Assistente Débora, Atendente Zilfa,
Enfermeiro Paulo e pacientes felizes
No CAPS Nova esperança ficam.

No CAPS tem também o Guarda
Que auxilia os pacientes,
E outras pessoas amadas
Que lidam com esta gente.

E assim o CAPS nova esperança
Forma a sua boa equipe,
Traz-nos saúde com abundância,
Nos deixa felizes e não tristes.

No CAPS nova esperança também
Tem as boas cozinheiras,
Que fazem a comida muito bem
Para os que ficam a semana inteira.

O CAPS é um órgão de importância
Para todos nós pacientes,
Por isso o CAPS Nova Esperança
Atende muito bem a gente.

Então vá visitar o nosso CAPS
E descubra a nossa realidade,
Sofre-se depressão faça parte
Desta excelente Entidade.

Com certeza você ficará bem
E vai querer ir todo dia,
Fazer parte do CAPS também
Para retomar sua alegria.

Não há coisa pior no mundo
Do que viver deprimido,
Por isso sempre piso fundo
No atalho do CAPS amigo.

Quem quiser pode me julgar
E achar que sou um louco,
Todavia, quero sempre visitar
O CAPS Nova Esperança com gosto.

Lá converso com Dra. Juliana,
Dr. Luiz Djalma Sobreira
E muitas pessoas bacanas
Do Distrito de Bananeiras

E de todo o nosso Município.
Obviamente compreendo bem,
Pois tenho amor de Jesus Cristo
Que me faz enaltecer também.

Cada dia que se passa
Eu quero revelar a importância
E toda esta boa graça
Que tem o CAPS Nova Esperança.

Hoje com muita precisão
Escrevo contente e muito feliz,
Tudo que pensa o meu coração
Para demonstrar ao Dr. Luiz

Que o CAPS é uma Entidade
Onde nos traz a saúde mental
E nos enche de felicidade,
É óbvio, no meio social.

Se alguns transtorno acontece
Na mente de alguém,
A família não vacile se apresse,
Procure levar ao CAPS também.

Não fique preocupado com isso,
Procure uma boa resolução,
Leve ao CAPS do Município
Ou da sua microrregião.

O CAPS nos traz um bom viver,
Por isso não mantenha distância.
Agora lhe convido com prazer
Para visitar o CAPS Nova Esperança

Que fica situado em Pindobaçu,
É uma Entidade que acolhe bem
Os pacientes do norte e do sul,
Do leste e oeste que sempre vêm

A procura de controlar a vida
Que ficou transtornada
Ou também muito deprimida
Por uma situação inesperada.

O nosso CAPS Nova Esperança
Faz um trabalho social,
E atende com tolerância
Duma maneira excepcional.

Não é preciso você enlouquecer
Para visitar o nosso CAPS,
Venha por amor e prazer
E se cuide fazendo a sua parte.

Mário Querino – Poeta de Deus

MENSAGEM

“Quem pratica misericórdia faz empréstimo ao próximo, e quem lhe estende a mão cumpre os mandamentos. Empreste ao próximo quando ele tiver necessidade, e devolva ao próximo no tempo combinado. Mantenha a palavra dada e seja fiel com o próximo, e em qualquer momento você encontrará o que precisa.”

(ECLESIÁSTICO 29,1-3)

BIOGRAFIA

Mário Antonio Querino da Silva,
Nasceu em (10/04/1962) Bananeiras,
Pindobaçu – BA.
Filho de Seu Antonio Pereira

E de Dona Gildete Querino.
Casado com Maria José Galvão,
Filha de Dona Altamira
E de Seu Pedro Conceição.

Tem dois filhos bem amados,
Alejandro Cis e Acaz Ido,
E tem um neto, Brad Galvão.
Voluntário escreve para amigos.

Recebeu o dom da poesia
Em mil e novecentos e oitenta,
Já escreveu várias obras,
Contudo, nuca se contenta.

UMA BOA SORTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AONDE PODE NOS LEVAR A PREOCUPAÇÃO? A UMA VIL DEPRESSÃO

    Mário Querino 20/04/2024 Ora, um cara vivia Aqui preocupado Com tudo na vida, E desassossegado,   Um dia parou para Pod...