segunda-feira, 4 de março de 2019

COMO SABER SE ALGUÉM É HONESTO?

Poeta Mário Querino 04/03/2019



Como saber se alguém
É honesto neste Planeta?
Um amigo gabava outro,
E eu falei: Tiras da cabeça


Esta ideia que ele é sim,
Honesto no pé de serra,
Porque só há um Justo
Nos céus e aqui na terra.


É claro, tentamos fazer
Um papel de honesto,
Mas somos humanos
E a todos eu já confesso


Que, quem faz o ladrão
É a ocasião e o ambiente.
E neste mundo moderno
Que oferece pra gente


Algo que cresce os olhos
E ainda ilude o coração,
Não devemos afirmar
Que alguém neste chão


É honesto, enquanto ser
Alma vivente entre nós.
Daí pedi ao amigo sim,
Que ouvisse a minha voz


Que dizia: “Faças prova
De seu amigo honesto
Numa boa oportunidade,
E verás se ele é correto.”


Daí o amigo perguntou:
“Como eu fazer a prova?”
A minha voz lhe orientou:
“Terás tempo de sobra


Para conhecer seu amigo
Que gabas ser honesto.
Daqui a pouco eu o verei
E enviarei a este comércio


Pra trocar apenas R$ 50,00,
E verás se ele é honesto.
Então a propósito, lhe dê 6
Cédulas de R$ 10,00. Certo?


Claro, ele vai repassar sim,
Se for honesto devolverá,
E não sendo um honesto,
Certamente ele embolsará.


Daí, pedirás pra ele rever
Se realmente estar certo.
Ora, ele contará de novo,
E sendo amigo honesto,


Ele dirá: ‘Passa R$ 10,00.’
Daí devolverá ao amigo.
Se não for honesto dirá:
‘Está certo, fico agradecido.’


Daí, dirás: Amigo, conte
Novamente separando
As cédulas neste balcão,
Claro, sempre notando.


Certamente, vai sobrar
Os R$ 10,00 que puseste
A mais. Daí conhecerás
O amigo após esse teste.”


Pra ser um cara honesto,
Não basta só a confiança
Que alguém tenha em si
Próprio, mas a segurança,


Em tudo que está fazendo.
Por exemplo: Se eu chegar
Numa casa e pegar algo
Para comer sem solicitar,


Pode ser até uma banana,
O dono da casa perderá
Toda a confiança em mim,
Se peguei banana sem falar,


Também pegarei algo mais
Quando na casa eu ficar
Sem ninguém me vigiando.
Ora, nada devemos pegar


Sem a ordem de alguém,
Caso, não sendo nosso.
Até na casa de nossos pais,
Devemos dizer: “Eu posso


Pegar isso?” Por que algo
Pode estar comprometido,
E os pais ficarem tristes
Diante de seus amigos.


Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUANDO DEUS QUER, TUDO MUDA SIM, PARA MELHOR

Hoje à noite, eu já   Pensando em você, Digo sim, que Deus Tem todo poder   Para te fazer bem Na vida nesta Terra, Mormente no...